Cálculo ROI: Como saber o retorno de investimento das viagens

Cálculo ROI: você sabe o que é e como ele pode te ajudar a saber qual o retorno de investimento das viagens corporativas?

As viagens corporativas são, hoje em dia, uma ação necessária para qualquer tipo de empresa, seja de pequeno, médio ou grande porte.

É por meio delas, que empresários do mundo todo, fecham grandes parcerias e negócios lucrativos para suas empresas, além de impulsionarem suas marcas, tornando-as conhecidas, muitas vezes, mundialmente.

Investir em viagens corporativas, permite grandes oportunidades e relacionamentos estreitos com clientes, fornecedores e parcerias, que trazem muitas vantagens para as empresas.

Mas, você sabe dizer se o retorno desse investimento é satisfatório para sua empresa? Será que essas viagens valem mesmo a pena?

Vamos por partes!

O que é ROI

ROI significa retorno sobre investimento. É através do cálculo do ROI que é possível saber se as viagens corporativas estão obtendo um retorno lucrativo ou só gastos desnecessários e prejuízos.

As atividades de uma empresa precisam de administração e métricas. Medir para entender e garantir ótimos resultados.

O ROI mede o que é mais importante dentro de uma empresa: a rentabilidade. Ele norteia uma empresa para saber se, realmente, uma ação teve suas expectativas superadas ou não.

Afinal de contas, todo gestor precisa saber se uma viagem trouxe o retorno desejado ou não, e nada melhor que poder ter essa resposta o mais rápido possível.

A verdade é que não basta apenas entender que a ação é primordial. É necessário calcular seu retorno!

Imagine que será necessário fazer uma viagem importante para fechar um novo negócio altamente rentável e lucrativo para a empresa. Esse faturamento representa o retorno bruto esperado.

Diminua desse valor os custos com a viagem, que incluem passagens, hospedagem, despesas com alimentação, transporte, seguro viagem entre outras necessidades. Quanto maior o gasto com despesas da viagem, menor o retorno líquido.

No momento em que o ROI é calculado, você consegue ter uma orientação para determinar o custo do investimento na viagem. Pense: se o deslocamento extrapolar esse valor, o investimento estará fadado ao fracasso.

Quando considerar uma viagem corporativa um investimento

Na verdade, sempre! Um gestor de viagens corporativas tem em mente que a viagem terá sempre um retorno favorável e lucrativo para a empresa, portanto ela é um investimento.

Fechar novos negócios, concretizar parcerias, treinar funcionários, entre outros objetivos, são propostas para melhorar os resultados da empresa.

Por isso toda viagem a negócios é considerada um investimento e necessita do cálculo do ROI. Caso o

colaborador volta de viagem sem fechar o negócio ou sem concluir satisfatoriamente o objetivo proposto, o ROI despenca.

Uma boa gestão de tempo e a garantia do cumprimento das atividades propostas são ações de responsabilidade tanto do gestor quanto do colaborador, garantindo que o retorno sobre o investimento possa corresponder às expectativas da empresa.

Como calcular o retorno do investimento

Então, já sabemos que todas as viagens a negócios são investimentos certo? Mas como saber calcular?

O primeiro passo é ter em mente, o lucro obtido da viagem e os custos que ela trouxe.

Vamos colocar uma fórmula bem simples:

Diminuir do lucro obtido na viagem, os custos. Dividir o valor obtido pelos custos de deslocamento. O retorno sobre o investimento será:

ROI = Lucro obtido – custos da viagem / custos de deslocamento

Tenha em mente que nem sempre o lucro é obtido através de contratos fechados. Muitas vezes é necessário considerar outros fatores:

1 Viagem para treinamento

Em uma viagem corporativa para treinamento de colaboradores, por exemplo, é preciso mensurar se os funcionários adquiriram habilidades que melhoraram os resultados da empresa.

Se esses funcionários tiveram um aumento na produtividade, esse investimento foi para a capacitação deles, diminuindo a necessidade de contratação de novos funcionários.

Não se pode basear o valor do lucro obtido somente nos rendimentos da empresa, mas também na capacitação do colaborador para seu crescimento e consequentemente o crescimento da empresa.

2- Viagem para eventos e conferências

Aqui, o investimento pode ser contemplado pela própria divulgação da marca. Normalmente essa divulgação se dá através do networking feito pelo colaborador.

O Networking permite que o colaborador conheça clientes, parceiros e fornecedores e divulgue diretamente, a marca ou o negócio em questão.

3 Viagem para fechamento de negócio

Quando o propósito já é diretamente o fechamento de um negócio, é preciso mensurar se os valores dos acordos fechados, compensam os valores investidos.

É importante saber que a valorização do colaborador, a capacitação de equipe, relacionamento com clientes e fornecedores e o estabelecimento de novas parcerias são vistos como aspectos que influenciam diretamente no crescimento da empresa, portanto são considerados lucro.

Planejamento

“Boa sorte é o que acontece quando a oportunidade encontra o planejamento.” Thomas Edison

Portanto, planejamento é fundamental! É um aspecto, que não pode de maneira nenhuma, ser negligenciado.

Um bom planejamento leva em consideração as necessidades da empresa e do colaborador que irá viajar. No entanto, criar e seguir a política de viagens corporativas é imprescindível para diminuir custos e adequar a viagem da melhor forma possível.

É necessário que a política de viagem da empresa seja minuciosamente seguida no que diz respeito à custos. Geralmente, quando a política de viagens é seguida à risca, a diminuição dos custos é garantida.

Passagens aéreas, hospedagem, transporte, alimentação, traslados, entre outros serviços necessários na viagem corporativa, podem ter um valor alto, por isso fazer uma pesquisa de preços e organizar a viagem com antecedência, é sem dúvidas, o mais importante aspecto.

Pense: se a viagem for bem planejada é possível que o colaborador possa maximizar seu tempo, sendo assim, terá uma viagem mais produtiva onde conseguirá marcar mais reuniões, se encontrar com mais clientes e consequentemente, fechar mais negócios.

O retorno sobre o investimento precisa ser consultado obrigatoriamente pelo gestor, para que possam ser tomadas quaisquer decisões. Depois da viagem feita e das análises concluídas, basta avaliar se os objetivos e as expectativas foram alcançados!

Conte pra gente se você já calcula o ROI e se consegue mensurar o lucro das viagens corporativas de sua empresa. Nós queremos ouvir você!

Contar com uma agência de viagens especializada em viagens e eventos corporativos, pode fazer toda a diferença para a minimização de custos e, automaticamente, a obtenção de lucros para a empresa.

A Meu Mundo Viagens pode fazer isso para você! Entre em contato pelo site e saiba tudo sobre o que podemos fazer para te ajudar.

Leia também: Adiantamento nas viagens corporativas: tudo o que você precisa saber

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