Cálculo ROI: você sabe o que é e como ele pode te ajudar a saber qual o retorno de investimento das viagens corporativas?
As viagens corporativas são, hoje em dia, uma ação necessária para qualquer tipo de empresa, seja de pequeno, médio ou grande porte.
É por meio delas, que empresários do mundo todo, fecham grandes parcerias e negócios lucrativos para suas empresas, além de impulsionarem suas marcas, tornando-as conhecidas, muitas vezes, mundialmente.
Investir em viagens corporativas, permite grandes oportunidades e relacionamentos estreitos com clientes, fornecedores e parcerias, que trazem muitas vantagens para as empresas.
Mas, você sabe dizer se o retorno desse investimento é satisfatório para sua empresa? Será que essas viagens valem mesmo a pena?
Vamos por partes!
O que é ROI
ROI significa retorno sobre investimento. É através do cálculo do ROI que é possível saber se as viagens corporativas estão obtendo um retorno lucrativo ou só gastos desnecessários e prejuízos.
As atividades de uma empresa precisam de administração e métricas. Medir para entender e garantir ótimos resultados.
O ROI mede o que é mais importante dentro de uma empresa: a rentabilidade. Ele norteia uma empresa para saber se, realmente, uma ação teve suas expectativas superadas ou não.
Afinal de contas, todo gestor precisa saber se uma viagem trouxe o retorno desejado ou não, e nada melhor que poder ter essa resposta o mais rápido possível.
A verdade é que não basta apenas entender que a ação é primordial. É necessário calcular seu retorno!
Imagine que será necessário fazer uma viagem importante para fechar um novo negócio altamente rentável e lucrativo para a empresa. Esse faturamento representa o retorno bruto esperado.
Diminua desse valor os custos com a viagem, que incluem passagens, hospedagem, despesas com alimentação, transporte, seguro viagem entre outras necessidades. Quanto maior o gasto com despesas da viagem, menor o retorno líquido.
No momento em que o ROI é calculado, você consegue ter uma orientação para determinar o custo do investimento na viagem. Pense: se o deslocamento extrapolar esse valor, o investimento estará fadado ao fracasso.
Quando considerar uma viagem corporativa um investimento
Na verdade, sempre! Um gestor de viagens corporativas tem em mente que a viagem terá sempre um retorno favorável e lucrativo para a empresa, portanto ela é um investimento.
Fechar novos negócios, concretizar parcerias, treinar funcionários, entre outros objetivos, são propostas para melhorar os resultados da empresa.
Por isso toda viagem a negócios é considerada um investimento e necessita do cálculo do ROI. Caso o
colaborador volta de viagem sem fechar o negócio ou sem concluir satisfatoriamente o objetivo proposto, o ROI despenca.
Uma boa gestão de tempo e a garantia do cumprimento das atividades propostas são ações de responsabilidade tanto do gestor quanto do colaborador, garantindo que o retorno sobre o investimento possa corresponder às expectativas da empresa.
Como calcular o retorno do investimento
Então, já sabemos que todas as viagens a negócios são investimentos certo? Mas como saber calcular?
O primeiro passo é ter em mente, o lucro obtido da viagem e os custos que ela trouxe.
Vamos colocar uma fórmula bem simples:
Diminuir do lucro obtido na viagem, os custos. Dividir o valor obtido pelos custos de deslocamento. O retorno sobre o investimento será:
ROI = Lucro obtido – custos da viagem / custos de deslocamento
Tenha em mente que nem sempre o lucro é obtido através de contratos fechados. Muitas vezes é necessário considerar outros fatores:
1 – Viagem para treinamento
Em uma viagem corporativa para treinamento de colaboradores, por exemplo, é preciso mensurar se os funcionários adquiriram habilidades que melhoraram os resultados da empresa.
Se esses funcionários tiveram um aumento na produtividade, esse investimento foi para a capacitação deles, diminuindo a necessidade de contratação de novos funcionários.
Não se pode basear o valor do lucro obtido somente nos rendimentos da empresa, mas também na capacitação do colaborador para seu crescimento e consequentemente o crescimento da empresa.
2- Viagem para eventos e conferências
Aqui, o investimento pode ser contemplado pela própria divulgação da marca. Normalmente essa divulgação se dá através do networking feito pelo colaborador.
O Networking permite que o colaborador conheça clientes, parceiros e fornecedores e divulgue diretamente, a marca ou o negócio em questão.
3 – Viagem para fechamento de negócio
Quando o propósito já é diretamente o fechamento de um negócio, é preciso mensurar se os valores dos acordos fechados, compensam os valores investidos.
É importante saber que a valorização do colaborador, a capacitação de equipe, relacionamento com clientes e fornecedores e o estabelecimento de novas parcerias são vistos como aspectos que influenciam diretamente no crescimento da empresa, portanto são considerados lucro.
Planejamento
“Boa sorte é o que acontece quando a oportunidade encontra o planejamento.” Thomas Edison
Portanto, planejamento é fundamental! É um aspecto, que não pode de maneira nenhuma, ser negligenciado.
Um bom planejamento leva em consideração as necessidades da empresa e do colaborador que irá viajar. No entanto, criar e seguir a política de viagens corporativas é imprescindível para diminuir custos e adequar a viagem da melhor forma possível.
É necessário que a política de viagem da empresa seja minuciosamente seguida no que diz respeito à custos. Geralmente, quando a política de viagens é seguida à risca, a diminuição dos custos é garantida.
Passagens aéreas, hospedagem, transporte, alimentação, traslados, entre outros serviços necessários na viagem corporativa, podem ter um valor alto, por isso fazer uma pesquisa de preços e organizar a viagem com antecedência, é sem dúvidas, o mais importante aspecto.
Pense: se a viagem for bem planejada é possível que o colaborador possa maximizar seu tempo, sendo assim, terá uma viagem mais produtiva onde conseguirá marcar mais reuniões, se encontrar com mais clientes e consequentemente, fechar mais negócios.
O retorno sobre o investimento precisa ser consultado obrigatoriamente pelo gestor, para que possam ser tomadas quaisquer decisões. Depois da viagem feita e das análises concluídas, basta avaliar se os objetivos e as expectativas foram alcançados!
Conte pra gente se você já calcula o ROI e se consegue mensurar o lucro das viagens corporativas de sua empresa. Nós queremos ouvir você!
Contar com uma agência de viagens especializada em viagens e eventos corporativos, pode fazer toda a diferença para a minimização de custos e, automaticamente, a obtenção de lucros para a empresa.
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