Você sabe como conhecer o paraíso na terra? Vá para as Maldivas!
Cerca de 1190 ilhas e bancos de areia compõem o arquipélago da República das Maldivas, que está localizada no Oceano Índico, ao sul da Índia. Sua capital é Malé e o turismo começou a se desenvolver no início dos anos 1970.
Destino único no mundo, as ilhas estão rodeadas de águas rasas de um azul esverdeado, circundadas por recifes de corais. Suas praias de areia branca e peixes exóticos de cores incríveis, torna o destino um dos mais procurados para o turismo.
Cercada por paisagens deslumbrantes, as Maldivas trazem a sensação de se estar em um paraíso perfeito.
E é através desse encantamento, que queremos mostrar para você, como conhecer as Maldivas e o que visitar nessa viagem dos sonhos.
1 – Melhor época para conhecer as Maldivas
Com clima tropical úmido, as temperaturas variam entre 26° C e 30° C. De dezembro a abril, as Maldivas encontram-se sob a influência da monção de Nordeste com pouca precipitação e dias mais longos.
Entre maio e novembro, o arquipélago encontra-se sob a influência da monção de Sudoeste, com precipitação relativamente abundante (média de 200 mm por mês) e umidade relativa elevada, sendo assim viajar nessa época é uma boa opção, porque não chove muito. O sol nessa época é permanente.
2 – O que fazer nas Maldivas
Se você gosta de esportes e aventuras, preparamos 5 dicas para você se deliciar! Confira!
Passeio de submarino
No Whale Submarine (Submarino Baleia), é possível conhecer toda a gratificante vida marinha de um jeito bem inusitado. Considerado o maior submarino de passageiros do mundo, nessa hora é possível vislumbrar toda a beleza do fundo do mar bem de perto.
O submarino sai de Malé, capital das ilhas, levando o viajante para uma verdadeira aventura onde irá conhecer peixes de espécies singulares, recifes e corais fascinantes.
Esportes aquáticos
Nas Maldivas existe um vasto número de atividades aquáticas e passeios que vão levar o viajante à uma aventura única, sem igual. Entre as atividades estão os passeios de barco à vela, passeio de barco com fundo de vidro, Jet Sky, kitesurf, parasil, snorkel, waterbike, banana boat, wakeboard e catamaran.
Surf
Surfistas profissionais e amadores de todo o mundo ficam conectados com esse mar imenso e reluzente quando estão surfando por lá. No local existem empresas especializadas no esporte, que oferecem equipamentos e toda a estrutura necessária, para os turistas que quiserem aproveitar e aprender um pouquinho sobre o esporte.
A temperatura da água é perfeita e as ondas são grandes e constantes, por isso esse mar é tão amado e requisitado por qualquer surfista.
Trilhas
As ilhas também proporcionam trilhas de beleza selvagem cheias de caminhos a percorrer para quem
curte caminhadas e natureza.
Alguns roteiros oferecidos por serviços especializados, incluem passeios a locais intocados pelo homem, sendo assim, são lugares de beleza extraordinária.
Podem ser feitos alguns passeios de barco que transportam o visitante de uma ilha a outra, proporcionando visitas a pequenas aldeias e povoados.
Nadar com golfinhos
Os golfinhos estão por toda a parte nas diferentes ilhas das Maldivas. Em quase todos os passeios de barco, o viajante poderá vê-los e nadar com eles, ou se preferir, apenas desfrutar da beleza destes belos animais, que interagem com o ser humano e proporcionam uma experiencia fascinante.
3 – Melhores ilhas das Maldivas
Fique atento nas ilhas mais especiais que indicamos!
Dhangeti
Dhangeti é uma praia pouco conhecida e é frequentada principalmente pelos moradores locais, por isso é uma ilha calma, onde o viajante poderá desconectar de tudo e só aproveitar.
Localizada a 87 km da capital Malé, possui uma população de aproximadamente 1000 pessoas. A ilha é especializada em construção naval produzindo barcos de pesca simples e barcos de luxo.
O viajante encontrará um centro de mergulho, Ariston Dhangethi Inn, onde todos podem fazer o curso de mergulho PADI e obter o certificado de mergulho real.
A ilha é geralmente visitada por amadores de kitesurf. Portanto, há sempre a possibilidade de fazer um curso neste esporte radical.
O mundo subaquático da ilha possui uma beleza inacreditável. São organizadas viagens para ver o tubarão-martelo, uma das criaturas mais famosas da área, além das mantas que nadam sempre juntas.
Os hotéis também oferecem atividades como a pesca, canoagem e windsurf, assim você nunca vai ficar entediado nesta ilha!
Huraa
Localizada no atol de Kaafu, a 20 km ao norte de Malé, a ilha tem 800 metros de comprimento e 300 metros de largura e uma população de menos de 1000 habitantes.
É uma ilha bem tranquila e possui várias praias, uma delas é uma praia de biquíni. Há um recife de coral muito perto da praia, perfeito para snorkeling.
Em Huraa, o viajante poderá encontrar muitas lojas, para comprar lembranças, comida e outros produtos básicos.
São organizadas atividades como snorkeling com arraias, passeios ao banco de areia, pesca ou visitas aos resorts adjacentes, já que a ilha de Huraa fica entre 2 resorts, o que significa que as praias da área são de muito boa qualidade.
Para os amantes do mergulho, lá você pode encontrar um pequeno centro de mergulho. Além disso, Huraa também é um excelente destino para o surf, com boas ondas nas proximidades da ilha.
Maafushi
Pode-se chamar Maafushi de o oposto da tranquilidade. Muito mais movimentada que as outras praias, é o point de jovens e possui muitas atividades para desfrutar.
Com várias opções de hospedagem, algumas até com preços econômicos, a ilha possui também muitos restaurantes e bares com ótimas opções gastronômicas.
Turistas do mundo inteiro, em especial os europeus, viajam para conhecer Maafushi. Além disso, a ilha possui várias atividades e excursões incluindo snorkeling, esportes aquáticos, passeios de barco, safaris de golfinhos, mantas gigantes e tubarões baleias.
4 – A capital das Maldivas – Malé
A capital das Maldivas é cheia de encantos e surpreender seus visitantes é algo fácil. Com praias extraordinárias, ilhas desertas, trilhas surpreendentes e praias fascinantes, é tão pequena que quase não circulam carros por lá.
A maioria das pessoas anda de bicicleta, a pé ou de moto e a grande maioria das pessoas são simpáticas e sorridentes.
O que ver em Malé
- Mercado local, é formado por algumas barracas que vendem frutas e legumes;
- O Fish Market ou Mercado do Peixe;
- O Centro Islâmico é o ponto alto da cidade;
- O Palácio Presidencial Mulee-aage;
- O Parque do Sultão e Museu Nacional;
- A Medhuziyaaraiy, abriga a tumba de Abu-al Barakaat a quem a população das Maldivas rende seu respeito pela iluminação do Islã, em 1153.
5 – Gastronomia das Maldivas
As ilhas Maldivas podem proporcionar uma gastronomia com sabores surpreendentes e marcantes, influenciada por diferentes países e suas culturas, principalmente Índia e Sri Lanka.
O peixe é um dos ingredientes principais da gastronomia das ilhas e você terá a oportunidade de experimentar de todas as formas: frito, com especiarias, com carril, defumado, na grelha, a vapor e de outras formas surpreendentes.
Pratos com atum ou polvo são simplesmente tentadores, além das sopas de peixes e mariscos. Entre os mariscos, você encontrará o lagostim, caranguejo e a conhecida lagosta, que não costuma faltar nos restaurantes da costa.
Junto com o peixe, um dos ingredientes mais utilizado é o coco. A fruta é muita usada como condimento para os alimentos e drinques sem álcool.
Nos cardápios da maioria dos estabelecimentos, você poderá desfrutar do kuli boakiba, torta de peixe ligeiramente apimentada. De entrada o rihaakuru, espécie de patê de atum para torradas, é muito comum.
Além das gulhas, almôndegas recheadas com peixe e coco, com açafrão-da-índia, cebola, gengibre, chila e limão. Os moradores das ilhas e os visitantes compram os ingredientes para estes pratos espetaculares no Mercado Local de Malé, perto do cais de pesca.
6 – Curiosidades das Maldivas
Devido suas águas claras e cristalinas, as Maldivas são as ilhas preferidas de surfistas e pessoas que
amam a natureza e o mar.
Separamos algumas curiosidades interessantes para você conhecer um pouquinho mais da cultura desse paraíso.
- A República das Maldivas é o menor e menos populoso país da Ásia;
- A moeda oficial do país é o Rufiyaa;
- O transporte entre as ilhas é feito por barcos, hidroaviões ou lanchas;
- Os idiomas oficiais são o inglês e o Dhivehi, dialeto local da população;
- Não é permitido o consumo de bebidas alcoólicas;
- A temperatura varia entre 24 e 33 graus Celsius durante o ano todo.
- A gastronomia das ilhas é basicamente composta por frutos do mar;
- Usar biquínis ou calção de banho só é permitido em áreas restritas;
- Ao sair do país, não é permitido levar na mala corais, conchas ou areia;
- As Ilhas Maldivas correm risco de sumir.
As ilhas Maldivas são o sonho de viajem de qualquer pessoa que ama praias, mar reluzente, boa comida e belezas naturais.
Estas ilhas não se comparam a nada mais no mundo e, com o aquecimento global e a subida das águas do mar, estima-se que as Maldivas desapareçam por completo perto do século XXII. Mais uma razão para visitar esse paraíso magnífico.
Preparado para conhecer as ilhas mais lindas do mundo? Conte pra gente se você gostou.
A Meu Mundo Viagens, pode proporcionar a você toda a infraestrutura para sua viagem às Maldivas. Entre em contato pelo site e saiba como podemos te ajudar. Você só precisa arrumar as malas e boa viagem!
Leia também: Nassau: um oásis natural nas Bahamas
Siga nosso Instagram: @meumundo_viagens