Siem Riep: 5 magníficos templos para se conhecer

Siem Riep, sua arqueologia histórico-cultural e os magníficos templos do complexo de Angkor, classificado como patrimônios cultural pela Unesco, são verdadeiramente um dos lugares mais esplêndidos e grandiosos do mundo!

Localizado no Camboja e considerado como principal destino turístico do país, Siem Reap tem muito o que mostrar. Desde lojas de mochileiros a hotéis muito badalados, gastronomia de classe mundial, suntuosos spas, ótimas compras, passeios locais para aventureiros e uma cena criativa que inclui o circo contemporâneo líder do Camboja.

Templos em Siem Riep

Para aqueles que buscam a paz interior, conhecer os magníficos templos de Siem Reap é algo indescritível.

Preparamos um artigo incrível sobre 5 templos de Siem Reap para você embarcar numa viagem grandiosa e impressionante! Confira:

Angkor Wat

Angkor Wat é um dos templos do grandioso complexo em Siem Reap, que já representou o auge do Império Khmer.

Khmer foi uma civilização que, entre os séculos 9 e 15 d.C., dominou grande parte do Sudeste Asiático. Seus governantes, ao levantarem templos, mausoléus e cidades, tinham uma missão: tornar material a sua conexão com o poder supremo.

Toda a intrigante história, o visitante poderá conhecer através dos guias turísticos locais e saber um pouco mais sobre toda a opressão vivida pelos seus habitantes da época. O regime bárbaro que sofreram em 1970 e em 1992 quando Angkor se tornou Patrimônio Mundial da Unesco.

Com isso abriu portas para ajuda de instituições alemãs, francesas, japonesas e americanas que trabalhavam com o governo do Camboja para recuperar as ruínas, tornando-se uma das atrações mais concorridas da Ásia.

Angkor Wat é o maior e mais importante templo de Angkor, ocupando uma área de 210 hectares e uma de suas torres de arenito possui 65 metros de altura.

O lugar deslumbrante é uma atração imperdível em plena floresta tropical, criando uma atmosfera única de paz e magnitude, que de tão importante, estampa a bandeira do Camboja.

É considerado por muitos a maior construção religiosa do mundo, onde é possível ver muitos monges budistas circulando pelo local.

Cercado por um fosso de mais de 200 metros de largura, sua entrada principal a oeste é marcada por uma calçada de pedra e leões guardiões. Recentemente, arqueólogos encontraram os restos de mais 8 torres de arenito e laterita.

Pinturas ocultas foram descobertas na torre central. Uma câmara na torre tem uma cena que mostra um conjunto tradicional Khmer de instrumentos musicais conhecido como o pinpeat, que é composto de diferentes gongos, xilofones, instrumentos de sopro e outros instrumentos de percussão. Na mesma câmara, há também uma cena intrincada mostrando pessoas montadas em cavalos entre duas estruturas, que podem ser templos. Estas duas pinturas estão entre as 200 que foram descobertas em Angkor Wat desde 2010.

Com sua imponente grandeza e seus fascinantes ornamentos decorativos, seus visitantes ficam impressionados com seus baixos relevos – esculturas que descrevem eventos históricos e histórias da mitologia.

As autoridades locais, divulgaram recentemente um código de conduta do visitante, onde são convidados a vestirem-se modestamente, bem como não tocarem nem sentarem nas estruturas antigas, prestando atenção às áreas restritas e respeitando os monges.

Um lugar incrível, cheio de magia e mistérios! Ainda tem mais, continue conosco.

Ta Prohm

Famoso por ter sido cenário das gravações Lara Croft: Tomb Raider com Angelina Jolie, o templo Ta Prohm é um dos grandes destaques de Angkor.

Misturando um clima de mistério e fascinação, suas construções tomadas por colossais raízes de árvores que formam imagens e formas espetaculares e compõem estreitos corredores que mais parecem labirintos cobertos por vegetação, travam uma batalha entre natureza e arquitetura.

Construído em 1186, no auge do Império Khmer, por Jayavarman VII, funcionava como monastério budista e centro de aprendizado.

O santuário é construído em torno do enorme e elevado rosto de pedra do rei Prajnaparamita, a personificação da sabedoria, cujas características foram modeladas segundo as da mãe do rei.

Quando Angkor foi redescoberto pelos arqueólogos franceses, no início do século 20, todos os templos haviam crescido demais, mas o templo Ta Prohm havia ficado espetacular!

Além dos detalhes entalhados em pedras, muito bem preservados, existem três árvores gigantes que são destaque no templo: waterfall tree, uma figueira que leva este nome por suas raízes descerem a parede em formato de cascata; crocodile tree, que espalha suas raízes por todo o complexo e expande a cada ano; e Tomb Raider tree, de onde a personagem Lara Croft passa por uma de suas mais dramáticas cenas, ao sair pela porta abaixo desta enorme árvore.

Uma dúvida paira no ar. Um mistério intrigante onde uma pequena escultura em uma parede do templo parece mostrar um dinossauro, (um estegossauro). O entalhe do tamanho de uma mão pode ser encontrado em um canto sossegado do complexo.

Alguns sustentam que é uma farsa recém esculpida. Outros acreditam que os antigos Khmers poderiam ter desenterrado um fóssil e descoberto que tipo de criatura ele pertencia.

Uma teoria diz que a imagem realmente mostra uma vaca ou um rinoceronte com uma palmeira ao fundo. (as folhas da palmeira são facilmente confundidas com as lâminas semelhantes a barbatanas que escorrem pelas costas de um estegossauro).

Mas, tudo é um grande mistério! Continue desvendando conosco, esses e outros mistérios nos templos de Siem Reap.

Phnom Bakheng

O templo de Phnom Bakheng, chamado de templo montanha, foi construído entre os séculos IX e X por Yasovarman I e dedicado a Shiva. Abandonado algumas décadas depois, sua privilegiada localização no topo, faz com que seja inigualável entre os templos de Angkor.

Sua construção em forma de pirâmide é uma representação do Monte Meru, lar dos deuses hindus. Os cinco níveis de terraços que compõem a pirâmide, são adornados por leões guardiões e santuários.

O templo central foi cercado por várias torres de tijolos que hoje encontram-se em ruínas e é um local popular para vistas panorâmicas da paisagem de Angkor, muito apreciado pelos visitantes para vislumbrar o pôr do sol.

A área do templo era cercada por um fosso. Em frente à escadaria que leva ao templo no topo da colina, estão de guarda duas estátuas de leões com 2 metros e meio de altura. Um caminho leva à entrada principal, voltada para o leste.

Pouco antes do portão de entrada estão alguns pilares restantes de um edifício e uma estrutura que contém uma pegada do Buda. Em frente ao lado oriental da pirâmide escalonada, há dois prédios de biblioteca de arenito com entradas para o Oriente e o Ocidente.

Algumas estátuas esculpidas nas torres, as devatas, representam espíritos guardiões; enquanto outras, as apsaras, são estátuas de espíritos femininos das nuvens e das águas.

Ainda tem mais! Vamos lá!

Banteay Srei

Um dos mais antigos templos de Angkor, Banteay Srei foi construído no século X, mais precisamente no ano de 960 d.C.

Com construção beirando a delicadeza feminina, em arenito vermelho, a abundância de detalhes minuciosos em cada uma das paredes de pedra, é de beleza excepcional.

Além de possuir suas estátuas muito bem preservadas, o templo é considerado “a joia da arte Khmer”. Esse é o menor templo e o mais encantador, chamado de A Cidade das Mulheres. Acredita-se que foram as mulheres que o construíram devido à riqueza de detalhes.

Vamos continuar nossa viagem!

Prasat Kravan

Diferente dos outros templos, este foi construído por hindus e não pelo rei. Com um formato especial, apresenta cinco torres lado a lado, com esculturas feitas diretamente nas paredes internas de cada uma das torres.

Três esculturas são apresentadas na torre central: na torre esquerda, a deusa Vishnu (deusa da preservação, uma divindade do hinduísmo), que representa a vitória sobre o demônio Bali. Na parede central Vishnu aparece com oito braços. Na torre direita, a deusa está em cima de Garuda (figura representada por uma ave).

Foi erguido no ano 921 d.C. e um detalhe chama muito atenção: foram usados tijolos na sua construção e se encontra em excelente estado de conservação.

Siem Reap é um lugar mágico e misterioso, único no mundo!

A Meu Mundo Viagens dispõe de profissionais altamente qualificados para cuidar da sua viagem. Faça as malas e embarque para esse grandioso destino!

Deixe seu comentário, pergunta ou sugestão de outros lugares que você gostaria de conhecer melhor. Faremos um artigo especialmente para você.

Leia também: Albânia: um destino encantador!

Siga nosso Instagram: @meumundo_viagens

Compartilhar

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *