5 informações importantes para conhecer a Aurora-Boreal da Islândia

A aurora-boreal da Islândia é uma das coisas mais incríveis para se conhecer em uma viagem a lazer. A natureza nos proporciona os mais belos e intrigantes fenômenos e a aurora-boreal é um deles.

Causada por uma interação de partículas cheias de energia emanada do vento solar com a camada magnética da terra, adentrando na atmosfera, o resultado é um magnifico céu com uma explosão de verde (oxigênio), azul (hidrogênio) e vermelho (nitrogênio), o que causa uma experiência absolutamente inesquecível.

A Islândia, está localizada no Círculo Polar Ártico, por isso é um dos principais destinos para se conhecer a aurora-boreal e apreciar este incrível fenômeno.

No entanto, o viajante precisa estar muito bem informado sobre como conhecer esse fenômeno incrível para que o sucesso da viagem seja garantido. 

Na verdade, para apreciar a aurora-boreal não é simplesmente chegar na Islândia e ser contemplado com um céu colorido deslumbrante. É preciso sair das grandes cidades, sair da zona de conforto e às vezes até passar um friozinho.

Por isso, vamos repassar algumas informações importantes, para que você tenha uma experiência gratificante quando for conhecer a Islândia. Vamos lá?

1 – Melhor época  

As noites em que o céu está mais limpo e sem nuvens, são ideais para conseguir apreciar o colorido da aurora-boreal, porém não existe garantias que ela será vista, tudo é uma questão de sorte!

A época mais fácil para ver o fenômeno vai de setembro a abril, quando é inverno na Islândia e as noites são mais longas e mais escuras. Porém é necessário sair das luzes das cidades e ir para locais onde não exista luz.

Uma boa dica é observar as datas da viagem e escolher aquelas que não tenham lua cheia, pois fica bem mais difícil poder vislumbrar o fenômeno, como já dissemos, lugares com pouca ou nenhuma luz são ideais.

2 – Dicas para o frio  

Como o fenômeno fica mais aparente no inverno, em partes isoladas e abertas das cidades, é preciso garantir uma proteção contra o frio, principalmente para quem está acostumado com país tropical como no caso dos brasileiros.

O frio pode ser muito forte e acabar por estragar a experiência se você não estiver bem agasalhado e isso quer dizer, usar várias camadas de roupas à prova de vento!

Luvas, meias grossas, calças a prova de neve, casacos á prova de neve e vento e gorros são aconselháveis. Pode parecer exagero, mas não é. O frio da Islândia é astronômico!

3 – Procure ficar alguns dias

Como já dissemos antes, poder presenciar a aurora-boreal é também uma questão de sorte, por isso quanto mais tempo você puder ficar pela Islândia, terá mais chances de conhecer o fenômeno. Ter paciência é uma boa estratégia.

Procure pela combinação perfeita: sem lua, céu limpo, noites escuras e é claro contar com a sorte! Além disso, uma ótima dica é: não esqueça que se afastar da cidade, onde as luzes podem atrapalhar.

4 – Tente ir em grupo 

Assistir ao espetáculo da aurora-boreal em grupo pode ser bem mais interessante. Fazer piqueniques e beber nos campos de gelo são uma experiência imperdível.

Os guias turísticos podem levar os viajantes ainda mais longe, exatamente no meio do nada, onde o céu é mais escuro e, consequentemente, as luzes da aurora-boreal ficam mais vibrantes.

Além disso, outra vantagem de ir em grupo é que será permitido remarcar o passeio caso não seja possível ver o espetáculo.

Outro conselho importante é fazer a reserva do passeio para a primeira noite da viagem, pois se não conseguir vislumbrar o fenômeno, poderá ir tentando nas noites seguintes, assim a probabilidade de conseguir vê-lo é maior.

5 – Outras dicas importantes   

  • Os aplicativos de forecasts de previsão de aurora-boreal podem ser uma boa opção. Veja também os forecasts oficiais da região que você estiver.
  • Pesquise a fundo a previsão do tempo e conheça o clima do local. Na Islândia o clima muda o tempo todo.
  • Tenha paciência e disposição para esperar a aurora aparecer, foco é imprescindível.
  • Use carros apropriados e seguros, pois o clima é agressivo. Alugue carros 4X4 com pneus preparados para enfrentar as nevascas.
  • Procure se hospedar em lugares propícios, isolados e sem luzes da cidade. Muitas vezes é possível ver a aurora de próprio hotel.

Seguindo nossas brilhantes dicas, com certeza sua viagem pela Islândia será gratificante e proporcionará uma grande aventura!

E então, essas dicas foram importantes para você conhecer um pouco mais sobre a aurora-boreal? Conte para nós! 

A Meu Mundo Viagens é uma agência de viagens que conta com pessoal treinado para proporcionar experiências marcantes para você e sua família. Conte conosco para te ajudar na sua viagem! Podemos cuidar de toda a burocracia no que se refere a documentos, hospedagens, passagens entre outros trâmites importantes.

Você só precisa fazer as malas e o resto é por nossa conta!

Leia também: Arquipélago de Galápagos: a fauna mais exuberante do planeta!

Siga nosso Instagram: @meumundo_viagens

Compartilhar

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *