Encontros de negócios, são uma ótima estratégia para garantir a prospecção de novos clientes e medir oportunidades de bons negócios.
Investir nessas ações, podem ser a garantia para a empresa, de expandir seus negócios e obter todo o sucesso desejado, por isso expor a marca é imprescindível.
Os encontros de negócios são muito significativos para o marketing de uma marca e também, para potencializar os resultados da empresa.
A conquista de clientes e parceiros comerciais é altamente possível nos encontros de negócios. Às vezes, em poucos encontros de negócios, é possível fazer muitos novos contatos e conquistar clientes importantes.
Mas primeiro vamos conhecer quais são os tipos de encontros de negócios. Existem diversos formatos de encontros de negócios e vamos elencar 7 deles, que são os mais comuns.
Lembre-se: os encontros de negócios precisam ter uma atmosfera acolhedora, capaz de facilitar diálogos e negociações
Formatos de encontros de negócios
1 – Rodada de negócios – promove networking, troca de informações e negociação com empresas estratégicas para o seu negócio.
2 – Sessão de negócios – promove novas oportunidades para empresários em um evento ágil e dinâmico.
3 – Speed dating – é um encontro de negócios que visa sensibilizar os participantes do potencial das startups, além de conectá-los com empreendedores.
4 – Palestra (apresentação de demanda específica) – palestras e projetos especiais baseados na demanda específica da sua empresa e da sua equipe.
5 – Reuniões temáticas – tem como objetivo atender demandas muito específicas, ou seja, é preciso encontrar um possível fornecedor que desenvolva um produto ou serviço que resolva um problema da sua empresa.
6 – Workshop de qualificação de fornecedor – foi criado para desmistificar o processo de comprar a apresentar o passo a passo, ensinando o possível fornecedor a como vender para a sua empresa.
7 – Cafés — uma opção mais informal e intimista.
Benefícios dos encontros de negócios
Os encontros de negócios podem ser ótimas estratégias. Conectar compradores e fornecedores em atmosferas pensadas para a realização de negócios, pode fazer toda a diferença.
São utilizadas metodologias e ferramentas específicas para identificar as demandas e facilitar a negociação.
E agora queremos te mostrar os benefícios que os encontros de negócios poderão trazer para sua empresa.
Contribuir para o fortalecimento da marca
Uma das primeiras vantagens dos encontros de negócios é que eles a visibilidade de uma marca.
Se fazer presente no mercado, ser visto, ser lembrado, é um dos pontos mais importantes para fortalecer a marca e garantir que sua imagem seja relevante.
A presença nos eventos proporciona oportunidades de se falar sobre os serviços e produtos da sua empresa, em clima cativante e estimulante.
Assim, atrair a atenção e o interesse do possível cliente, ficará bem mais fácil, já que ele estará mais receptivo, de uma maneira mais informal.
Ao mesmo tempo, se torna possível conhecer outras propostas e conhecer outras empresas e o que elas têm a oferecer e assim, poder avaliar parcerias benéficas.
Expandir a rede de contatos
Um outro benefício dos encontros de negócios é o networking.
O networking permite estabelecer conexões, criar oportunidades de trabalho, trocar informações e ampliar a rede de contatos.
Assim, o compartilhamento de serviços, informações e produtos, será constante entre aqueles que possuem os mesmos interesses.
Nos encontros é possível desenvolver relacionamentos que poderão gerar novos leads e parcerias de sucesso com fornecedores e consócios em projetos inovadores. Link externo
Lembre-se: quanto mais você e sua equipe interagir nos encontros de negócios, maiores são as oportunidades de crescimento da rede de contatos.
Estreitar as relações com os clientes existentes
Estreitar as relações com clientes já existentes e mantê-los, é uma das coisas mais importantes para uma empresa.
Os encontros de negócios são uma ótima oportunidade de fidelizar esses clientes, proporcionando uma experiência agradável a eles e mostrando que sua empresa realmente se importa.
Isso garante que sua marca continuará sendo lembrada por esses clientes e mostra um ponto positivo com relação àquelas pessoas que confiaram em sua marca, desde o começo.
Promover o benchmarking
Benchmarking é uma estratégia usada no mundo dos negócios por empresas que desejam se manter competitivas e ficar atentas ao que está acontecendo na concorrência.
O propósito não é copiar o concorrente, mas estudar as maneiras possíveis de elevar-se a um nível mais alto. Ou ainda inspirar-se nas ações da concorrência, para melhorar a performance da empresa.
Por isso os encontros de negócios são essenciais para que sejam feitas análises e observações no mercado à sua volta, podendo descobrir o que seus concorrentes estão oferecendo, ou quais produtos e serviços estão lançando.
Dicas que podem fazer a diferença
1 – Vá aos encontros de negócios com frequência – mesmo que o evento possa parecer não estratégico para o negócio, ir aos encontros mostra uma imagem positiva da sua empresa.
2 – Comunique-se claramente – o sucesso das negociações depende da objetividade e clareza das suas intensões.
3 – Esteja atualizado – leia, consuma conteúdo relevante, só assim estará bem informado e atualizado para proferir diálogos interessantes, que poderão atrair parcerias.
4 – Não se atrase – principalmente se for o anfitrião, aí é importante chegar até, mais cedo. Caso seja convidado apareça na hora estabelecida.
5 – Evite cancelar – cancele somente em caso grave. Caso precise remarcar, avise com antecedência.
6 – Seja ético – procure nunca falar mal de outras pessoas e empresas.
7 – Escutar é imprescindível – não domine a conversa. Divida suas ideias e escute as ideias dos outros participantes.
8 – Se interesse verdadeiramente pelas outras pessoas – não use celular, não interrompa conversar para atendê-lo ou responder mensagens.
Conclusão
Nos encontros de negócios, como também na vida pessoal, as relações são essenciais para manter o marketing de relacionamento com seus contatos, clientes, fornecedores, parceiros e todos os interessados nos assuntos em comum de uma marca.
Desfrutar dos encontros de negócios e aproveitar esse caminho de comunicação, é fundamental para consolidar seu negócio e marca.
Agora que você conhece a importância e os benefícios dos encontros de negócios, como você promove os encontros de negócios da sua empresa?
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