Você sabe por que contratar um seguro viagem?

Se preocupar com um seguro viagem, tanto no mundo corporativo como nas viagens a lazer, garante, não só a segurança do passageiro, como também promove uma boa relação empresa-funcionário.

Sabemos que as viagens corporativas, promovem boa parte dos lucros de uma empresa. No segundo trimestre deste ano, as viagens corporativas cresceram 11,9%, segundo informação da Associação Brasileira de Agências de Viagens Corporativas (Abracorp).

Então porque não pensar em valorizar o colaborador, disponibilizando um seguro viagem que é tão importante no mundo corporativo, deixando-o em primeiro plano?

A empresa deve proporcionar ao colaborador uma viagem tranquila e agradável, mas também tomar todas as medidas e precauções necessárias com relação a casos de emergência e incidentes.

Por que contratar um seguro viagem?

Mas, lembre-se também de contratar o seguro viagem para você e sua família nas viagens de lazer. Poder proporcionar segurança para sua família é essencial!

Saiba neste post, porque contratar um seguro para as viagens corporativas ou a lazer. As vantagens são inúmeras e listamos algumas aqui para você!

1 – Prevenir custos não planejados

Você precisa enxergar o seguro viagem de uma forma positiva, ele não é um custo a mais para sua empresa e sim uma forma de prevenir custos adicionais e não planejados.

Pense que você poderá economizar um bom dinheiro no caso de um funcionário precisar de um atendimento médico no exterior, por exemplo. Lembre-se que qualquer acontecimento com o colaborador é responsabilidade da empresa.

Na maior parte do mundo, atendimento médico tem custos altíssimos, ainda mais para estrangeiros. Situações simples como um atendimento médico em um hospital ou outras situações mais complicadas poderão ser resolvidas com rapidez e simplicidade se você proporcionar ao seu colaborador um seguro viagem.

Tenha em mente que você não precisará dispor de nenhuma quantia, caso seu funcionário sofra algum tipo de acidente, doença ou qualquer outro percalço, comprometendo, assim o orçamento da viagem com gastos extras. Por isso vale muito a pena investir um pouco mais antes, para poder usufruir de uma certa tranquilidade durante a viagem.

2- Estar protegido em várias situações

Para cada tipo de viajante existe um tipo de seguro, dependendo das condições e atividades que cada viajante irá desenvolver na viagem.

Nas viagens a lazer, onde a escolha das atividades poderá envolver esportes radicais e turismo de aventuras, por exemplo o seguro se torna extremamente necessário, mas ele pode cobrir também coisas básicas, que todo viajante está sujeito como extravio de bagagens. Linkar com política de bagagens

As coberturas básicas envolvem:

  • Acidentes pessoais;
  • Extravio de bagagens;
  • Assistência para alguns imprevistos como: tratamento odontológico, farmacêutico, fisioterapia e outros;
  • Assistência legal;
  • Assistência médica.
  • Algumas coberturas podem incluir:
  • Traslados de emergência;
  • Coberturas para práticas de esportes;
  • Extensão de internação hospitalar;
  • Assistência Jurídica ou de fiança judicial;
  • Interrupção de viagem;
  • Repatriação por morte;
  • Acompanhamento de menor ou idoso;
  • Acompanhamento familiar;
  • Traslado de executivo;
  • Gastos por atrasos ou cancelamentos de voo;
  • Seguro por morte acidental;
  • Seguro por invalidez permanente.

Dica: Nem mais, nem menos! Procure adquirir um seguro que esteja de acordo com o perfil e necessidades do viajante e que possua um bom custo-benefício. Às vezes o mais caro não é o melhor!

3 Assegurar a entrada em vários países europeus

Para os países que fazem parte do Tratado de Schengen, o seguro viagem é obrigatório. São eles: Alemanha, Dinamarca, Bélgica, França, Finlândia, Noruega, Grécia, Islândia, Luxemburgo, Holanda, Portugal, Espanha, Áustria, Suécia, Eslováquia, Eslovênia, Estônia, Hungria, Letônia, Lituânia, Luxemburgo, Malta, Polônia, Suíça, Itália e República Tcheca. E quatro novos países estão em fase de negociação: Bulgária, Romênia, Chipre e Linchtenstein.

Reino Unido e Irlanda são os dois únicos países que não fazem parte do Tratado de Schengen, porém na Irlanda o seguro é obrigatório, mas com regras próprias.

Outros países onde o seguro viagem é obrigatório

Cuba e Venezuela exigem o seguro viagem. Para entrar em Cuba, o valor exigido do seguro é de 10 mil dólares e na Venezuela o seguro deve ter o valor mínimo de 40 mil dólares para assistência médica, e repatriação médica e funerária. Ainda é obrigatória a contratação adicional de um seguro no valor de 1 mil dólares específico para roubos, furtos ou extravio de bagagem.

Na Austrália o seguro viagem também é obrigatório para aqueles que pretendem fazer um intercâmbio, por exemplo. O governo exige que o estudante faça a aquisição do Overseas Student Health Cover (OSHC), para que assim tenha acesso ao sistema público de saúde do país.

Dica: Nos Estados Unidos, o seguro viagem não é obrigatório, porém os custos médicos são tão altos, que pagar por um atendimento para um simples braço quebrado, por exemplo, pode custar cerca de 20 mil dólares. Por isso o seguro viagem para lá, é muito recomendável.

4 Reembolso se precisar interromper ou cancelar a viagem

Imprevistos antes ou durante as viagens podem acontecer. Muitas vezes somos pegos de surpresa por questões familiares ou pessoais que te impedem de embarcar ou que te obrigam a voltar da viagem antes do prazo.

Quando isso acontece, você acaba perdendo dinheiro e a burocracia para resolver todas as questões é bem desgastante. Além disso, o dinheiro já foi gasto e neste caso não é devolvido todo o montante.

Um seguro viagem proporciona a segurança necessária para que, no caso de desistência ou cancelamento da viagem, você receba boa parte do seu dinheiro ou até mesmo ele todo de volta. Isso vai depender da apólice contratada.

Dica: recomenda-se que se leia minuciosamente todo o contrato do seguro antes de assiná-lo, prestando atenção na escolha das melhores coberturas, conforme o perfil de cada empresa e ainda analisando a estrutura oferecida dentro e fora do país.

5 – Contar com assistência no seu próprio idioma

Uma outra vantagem de contratar um seguro de viagem é poder contar com assistência no seu próprio idioma em casos de emergência.

Pode ser que você fale muito bem o inglês ou o espanhol, mas a verdade é que nesses momentos acaba ficando mais fácil não precisar se preocupar se algo não foi bem entendido. Sendo assim, vale a pena investir em um seguro em seu próprio país.

Dica: passar o contato da seguradora para algum parente ou familiar que não esteja com você na viagem, é ideal para que ele possa te ajudar a resolver algum problema. Fica mais fácil do que contratar um prestador de serviços de fora.

6 Viagens Nacionais

É comum as empresas acharem que não é necessário contratar o seguro em viagens nacionais e isso é um grande engano.

Lembre-se: legalmente, a empresa é responsável por seus funcionários durante uma viagem à trabalho.

Em viagens nacionais, o seguro viagem pode ser uma ótima opção, principalmente se o plano de saúde não possui abrangência em todo o país. Ainda que o convênio ofereça atendimento em outros estados, você ou seus funcionários não ficarão presos a uma rede conveniada, que muitas vezes é restrita.

Adotar o seguro viagens na Política de Viagem da empresa poderá livrar você de muitos problemas.

Conclusão:

Para que sua viagem e de sua equipe de colaboradores corra bem, dentro de tudo que foi planejado e não cause nenhuma dor de cabeça para você ou para o gestor de viagens, é sempre importante ficar atento aos detalhes burocráticos, como o seguro viagem.

O seguro viagem para o universo corporativo é extremamente importante, tanto para o colaborador, que se sentirá mais confiante e seguro, quanto para a empresa, que não precisará arcar com quantias exorbitantes no caso de algum imprevisto.

Para o bem-estar de seus funcionários, da sua empresa e para prever custos, adotar um seguro viagem não é opção, mas sim, necessidade.

Sua empresa já conta com o seguro viagem para seus colaboradores? Deixe seu comentário.

A Meu Mundo Viagens é uma agência especializada em viagens e eventos corporativos, pronta para ajudar a sua empresa na realização das viagens a negócios, de forma simples, rápida e segura, proporcionando uma consultoria profissional de excelência.

Entre em contato conosco para saber mais, sobre como podemos te ajudar!

Leia também: Dicas de como criar uma política de viagem corporativa

Siga nosso Instagram: @meumundo_viagens

Compartilhar

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *