Ecoturismo: tudo o que você precisa saber para praticar

Também chamado de Turismo Ecológico, o Ecoturismo é definido pelo Ministério do Meio Ambiente, em parceria com o EMBRATURInstituto Brasileiro de Turismo como o “seguimento da atividade turística que utiliza, de forma sustentável, o patrimônio natural e cultural, incentiva sua conservação e busca a formação de uma consciência ambientalista por meio da interpretação do ambiente, promovendo o bem-estar das populações.”

O ecoturismo é um seguimento do turismo, que tem como característica o contato com ambientes naturais, promovendo a realização de atividades interligadas à ecologia, que divertem, ensinam e ao mesmo tempo protegem as áreas onde essas atividades acontecem.

Faz importantes colaborações no que diz respeito à cultura, bem-estar ambiental, social e econômico, já que são oferecidos incentivos econômicos para a conservação da biodiversidade e protege o patrimônio natural e cultural.

É um dos seguimentos do turismo que mais cresce, cerca de 15 a 25% por ano e faz parte de um mercado promissor.

Se tornou popular na década de 70, impulsionado por vídeos sobre viagens, que mostravam a natureza como principal cenário. Isso obteve uma repercussão no mundo todo.

No Brasil, surgiu no final dos anos 80. No começo dos anos 90, foi ganhando visibilidade, através do Rio 92, agradando de vez os brasileiros.

Em 1995, foi fundado o Instituto Brasileiro de Ecoturismo IBE, com o objetivo de organizar a cadeia ecoturística, unificar as agências de viagem, empresários, entidades ambientalistas, entre outras pessoas ligadas à área e incentivar a prática do ecoturismo, através da elaboração de um código de ética, que visa certificar o profissional desse setor.

Além dos serviços comuns do turismo como hospedagem, alimentação, transporte, entretenimento, entre outros, no ecoturismo alguns passeios diferentes como, visitas a cavernas, observações astronômicas, mergulhos, observação da fauna e flora, caminhadas, trilhas, safáris e pesca esportiva, estão inclusos.

Outras ideias para praticar no ecoturismo

Outras ideias para a prática do ecoturismo, podem ajudar o viajante a escolher o que mais lhe agrada. Vamos lá.

Rafting

Rafting

Além das ideias já mencionadas acima, que tal descer uma corredeira emocionante? Essa prática chama-se rafting. As operadoras credenciadas podem oferecer passeios com níveis de dificuldades diferentes, mas com certeza, em qualquer um deles, a emoção será garantida. Em Apiúna, Santa Catarina, Itacaré, na Bahia, Tibagi, no Paraná, em São Luiz do Paraitinga, em São Paulo e Pirenópolis, Goiás são os pontos mais conhecidos para a prática do esporte.

Observação de baleias

Observação de baleias

Observar baleias, a poucos metros de distância, também vai gerar uma emoção maravilhosa, se a escolha for fauna. Esses mamíferos de até 17 metros de comprimento, deixam a Antártida e vem dar à luz e amamentar seus filhotes em mares brasileiros. Onde? Na Costa das Baleias e Praia do Forte, ambas na Bahia, Vitória, no Espírito Santo, Rota da Baleia Franca, em Santa Catarina e no Parque Nacional Marinho, em Abrolhos.

Observação de Aves

Observação de aves

Ainda falando sobre fauna, essa modalidade do ecoturismo, tem como objetivo, conciliar a conservação de recursos naturais com a diversificação de opções de entretenimento para o turista. Essa prática contribui para o desenvolvimento sustentável, por meio da educação ambiental.

Possibilita um contato direto com a natureza, o que trás, grandes benefícios para a mente e o corpo, sem exigir esforço físico do participante. Ideal para pessoas de todas as idades, principalmente crianças e idosos.

A Chapada Diamantina, na Bahia possui vários pontos estratégicos para a prática dessa modalidade.

Cavalgadas

Cavalgada

Cavalgadas são uma ótima prática para aqueles que amam a natureza, mas não querem se arriscar tanto. Alguns dos melhores passeios à cavalo, saem dos hotéis fazendas, sempre em meio a belas paisagens, em ótimos locais, abrindo caminho para o desenvolvimento do turismo rural. Em Santa Catarina, existem opções maravilhosas de cavalgadas no litoral e interior.

Arvorismo

Arvorismo – Imagem Divulgação

O Arvorismo é uma prática de aventura radical, que vem mexendo com a cabeça dos brasileiros. O objetivo é fazer trilhas suspensas em plataformas montadas pelas copas das árvores, utilizando cabos de aço e cordas. Não é necessário ser atleta, mesmo porque tudo é conduzido por monitores treinados e utilizando todo aparato de segurança.

Os lugares onde pode-se praticar arvorismo no Brasil, são muitos, mas três, em específico, fazem grande sucesso. Brotas, em São Paulo, Foz do Iguaçú, no Paraná e Paraty, no Rio de Janeiro.

Sandboard

Sandboard

Para aqueles que amam adrenalina, o sandboard, que foi criado em Florianópolis, Santa Catarina, nos anos 80. É uma variação do snowboard, só que praticado nas dunas de areia. A sensação é tão gratificante, quanto deslizar na neve. Um dos lugares mais procurados para a prática desse esporte radical é a praia do Siriú, em Garopaba, com dunas que atingem 30 metros de altura. Alguns balneários em Jaguaruna, possuem dunas de até 60 metros de altura. Nesses locais, é possível alugar as pranchas.

Off-Road

Off-Road

Ainda para os amantes de adrenalina, o off-road, que é uma atividade esportiva praticada em estradas de terra, desvendam paisagens magníficas, principalmente em Santa Catarina.

Cicloturismo

Cicloturismo

Para quem gosta de andar de bicicleta, conhecer lugares, pessoas e culturas, vai adorar o cicloturismo, que é, uma forma de turismo utilizando a bicicleta como meio de transporte para viajar.

É a maneira mais saudável e ecológica de se fazer turismo. Existem diversos grupos espalhados por várias localidades, que organizam eventos, viagens e passeios, com toda a segurança necessária.

Existe ainda, uma gama enorme de aventuras ecológicas, não mencionadas aqui. Se você se interessou por alguma modalidade ou gostaria de saber sobre alguma em específico, deixe sua pergunta ou opinião nos comentários. Isso nos ajuda a melhorar cada vez mais nossos artigos.

Consulte a Meu Mundo Viagens e fique por dentro de tudo o que há, de inovador, em todos os estilos de viagens.

Leia também: Descubra porque a arquitetura de Sevilha irá te surpreender

Siga nosso Instagram: @meumundo_viagens


Compartilhar

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *