7 dicas de viagem: Como evitar problemas na hora do embarque 

Saber como evitar problemas na hora do embarque poderá te ajudar nas suas próximas viagens corporativas.

Sabemos que as viagens corporativas são essenciais para o sucesso de uma empresa. Porém, algumas vezes somos pegos de surpresa por problemas no embarque, que são inerentes a nossa vontade.

Os problemas mais comuns na hora do embarque são:

  • Perda do voo por atraso;
  • Cancelamento do voo;
  • Problemas na documentação;
  • Fenômenos naturais;
  • Extravio de bagagens;
  • Perda do voo no portão de embarque;
  • Problemas de saúde.

Nem sempre sabemos como agir nessas situações tão desagradáveis, por isso listamos os 7 problemas mais comuns e daremos dicas de como você poderá agir caso esteja passando por alguma dificuldade na hora do embarque.

Lembre-se sempre: evitar o problema é mais fácil do que consertá-lo.  

1 – Perda do voo por atraso 

A orientação é que o passageiro chegue no aeroporto com 2 horas de antecedência para viagens nacionais e 3 horas para viagens internacionais.

Geralmente o check-in é realizado no balcão de atendimento entre 2 a 4 horas de antecedência e seu término se dá 40 minutos antes do horário de partida dos voos domésticos e 1 hora antes dos voos internacionais.

É muito comum o passageiro chegar com apenas 1 hora de antecedência e isso pode ser muito arriscado, a não ser que o check-in tenha sido realizado via internet.

Perdi meu voo e agora?  

Não se desespere, é possível remarcar um voo perdido. O passageiro poderá ser recolocado em um voo seguinte, porém isso terá um custo. As vezes a companhia aloca sem custo, mas depende da boa vontade do atendente na hora.

Caso o passageiro não tenha feito o check-in porque percebeu que o embarque do seu voo já foi finalizado, ele poderá dirigir-se à loja da companhia aérea no aeroporto e pagar a taxa de remarcação. O valor muda conforme o tipo de tarifa adquirida e a diferença do valor da passagem, quando houver. Ou ligar na agência que vendeu a passagem e pedir auxílio no processo de reembarque.

Caso o passageiro tenha feito o check-in, mas não poderá embarcar devido o atraso, ele pagará uma taxa, para voos nacionais e uma taxa diferente, para voos internacionais, além das taxas de remarcação e diferença de tarifa, se houver.

Se a tarifa for promocional e as taxas forem superiores ao valor da passagem, o passageiro perde o bilhete.    

Dicas 

  • Faça o check-in on line, geralmente, dependendo da companhia aérea, é iniciado com 72 horas de antecedência;
  • Planeje sua viagem com antecedência;
  • Chegue com 1 hora de antecedência para os voos nacionais e com 2 horas para os voos internacionais;
  • Esclareça com a companhia aérea os valores das taxas extras, caso você se atrase.

2 – Cancelamento do voo 

Quando o voo é cancelado por motivos operacionais, o problema mais desgastante para o passageiro é o tempo de espera. 

É frustrante para o passageiro um cancelamento de voo. Se for em viagens corporativas, onde o colaborador precisa chegar a um compromisso de trabalho, pode ser pior ainda.

As causas mais frequentes de cancelamento de voo são: condições climáticas; manutenção de última hora na aeronave; excesso de tráfego aéreo; falta ou problemas com a tripulação; volume de ocupação no voo.

Meu voo foi cancelado e agora?  

Mesmo com todo o desgaste da espera, da perda de um compromisso e outros fatores estressantes no cancelamento de um voo, saiba que você tem direitos à assistência material.

Essa assistência envolve: comunicação, alimentação e hospedagem que serão oferecidas gradualmente, de acordo com o tempo de espera.

Dicas    

  • Consulte o histórico de atrasos e cancelamentos do seu voo, disponível no site da companhia aérea. Voos a noite costumam atrasar mais que os voos da manhã. Alguns aeroportos são mais suscetíveis a problemas climáticos que outros;
  • Prefira as empresas que possuem o maior número de voos na rota que você vai voar;
  • O tráfego aéreo é mais comum em períodos de alta demanda, como vésperas de feriados, datas festivas ou problemas climáticos;
  • Excessos de passageiros são mais comuns em épocas de feriados prolongados e nos meses de férias;
  • Na véspera da viagem consulte sua reserva no site da companhia aérea ou pelo telefone pois seu voo pode ter sido alterado e a empresa aérea não conseguiu te avisar;
  • Fique atento ao painel de informações e aos avisos sonoros, em caso de cancelamento do voo ou se aparecer a informação para procurar a companhia aérea, procure um funcionário no balcão o mais rápido possível;
  • Fique atento à troca de portões de embarque, as vezes a distância entre um portão e o outro pode demandar tempo e ocasionar a perda do voo.

3 – Problemas na documentação   

Na correria do dia-a-dia, ainda é comum que as pessoas esqueçam de verificar seus documentos antes de uma viagem a negócios.

Por isso, informar-se com antecedência sobre todos os documentos necessários para sua viagem, poderá te preservar de muitos aborrecimentos.

Os problemas mais comuns com documentação são: passaporte vencido; passaporte perdido; passaporte esquecido em casa; RG muito antigo vencido; vistos vencidos; falta de vacinação (para países que necessitam), documentação e autorização para crianças.

Estou com problemas na documentação e agora?

Caso seu passaporte esteja vencido e na última hora você precise viajar, é necessário que você entre no site da Polícia Federal.   

Lá você pode requisitar um passaporte de emergência. Mas saiba que o passaporte de emergência só é emitido em alguns casos, que não sejam para viagens a turismo. As emergências são situações que não puderam ser previstas.

Se o passaporte foi perdido, você precisa solicitar uma substituição. Dependendo de onde você estiver, seja no Brasil ou no exterior, isso pode levar muito tempo.

Caso você esteja no exterior, é possível requerer junto ao consulado brasileiro uma Autorização de Retorno ao Brasil (ARB). O documento é gratuito e permite que você embarque apenas para o Brasil.

Caso você tenha esquecido o passaporte em casa e o primeiro trecho de sua viagem seja doméstico, você poderá fazer o check-in sem passaporte até que alguém o leve para você.

Saiba mais sobre passaporte clicando aqui.   

Dicas    

  • Verifique, com antecedência, a validade de seus documentos;
  • Verifique quais são os países que você pode viajar sem passaporte, se for o caso o RG servirá;
  • Solicite e valide seus vistos com antecedência;
  • Verifique se é necessário algum tipo de vacina, caso sua viagem seja ao exterior e tome-a com antecedência de, no mínimo, de dez dias;
  • Leve sempre seus documentos originais, nunca cópias;
  • Informe-se quais os documentos necessários para a viagem que irá fazer.

4 – Fenômenos naturais

Infelizmente os fenômenos naturais acontecem, principalmente nos destinos internacionais. São inerentes à nossa vontade.

Terremotos, nevascas, furacões e tempestades são os fenômenos naturais mais comuns em países estrangeiros. 

E se acontecer um fenômeno natural antes de eu embarcar? 

Saiba que o consumidor tem seus direitos garantidos. Se você ainda não viajou, tem o direito de escolher entre receber seu dinheiro de volta ou remarcar sua viagem, sem nenhum acréscimo de valor.

Se o imprevisto acontecer durante a viagem, o prejuízo será dividido entre as partes. Não há direito a ressarcimento, mas há o direito de assistência total ao cliente.

As companhias aéreas têm o dever de colocar o viajante, o mais rápido possível, em voos para casa e arcar com despesas de hospedagem e alimentação enquanto a viagem de volta não acontece.

De acordo com o presidente da Associação Brasileira das Agências de Viagem (Abav), caso a viagem tenha sido comprada por agência, esta terá que prestar toda a assistência necessária.

Dicas   

  • Verifique a possibilidade de contratar um seguro viagem, que cubra eventos naturais, para o caso de viajar para lugares onde esses acontecimentos são frequentes;
  • Fique atento ao calendário, principalmente no caso de furacões;
  • Certifique-se da estrutura do local onde for ficar hospedado;
  • Mantenha-se informado sobre a previsão do tempo do local de destino.

5 – Extravio de bagagens  

Quem já passou pelo problema de extravio de bagagem, sabe como é desgastante e frustrante ficar esperando a bagagem, que não chega nunca.

Às vezes a bagagem só está atrasada ou perdida e ter calma nessas horas é fundamental. Mas, pode acontecer de não ser encontrada rapidamente e permanecer extraviada por vários dias. 

Minha bagagem foi extraviada e agora?   

Mesmo sendo um grande transtorno, procure manter a calma, porque tudo será resolvido. O consumidor tem seus direitos e saiba quais são eles.

Assim que constatar a falta de sua bagagem, comunique imediatamente o fato no balcão da empresa aérea.

Apresente o comprovante de bagagem despachada e caso ela seja encontrada, será despachada para o endereço informado pelo passageiro.

Não sendo encontrada no prazo estipulado, 7 dias (voos nacionais) e 21 dias (voos internacionais), o passageiro deverá ser indenizado no prazo máximo de 7 dias.

O passageiro que tenha contratado um seguro viagem, pode acionar o seguro que auxiliará na busca da bagagem e reembolsará os gastos que o passageiro terá com itens pessoais e de higiene mediante apresentação das notas de compra.

Saiba tudo sobre Política de bagagem. Bagagem extraviada, bagagem avariada, bagagem furtada, bagagem de mão e bagagem despachada. Saiba seus direitos.  

Dicas   

  • Mantenha-se informado sobre cada companhia aérea, com relação a extravio de bagagens;
  • Saiba seus direitos;
  • Guarde em sua bolsa ou bagagem de mão o comprovante de bagagem despachada;
  • Realize um boletim de ocorrência (B.O) no caso de qualquer problema mais sério.

6 – Perda do voo no portão de embarque  

Pode parecer que não, mas a perda do voo no portão de embarque é muito comum. Muitas vezes o passageiro está distraído e mesmo com todas as chamadas para o voo, o passageiro acaba perdendo o horário.

Ou então, o portão de embarque é alterado e o passageiro não foi devidamente informado. Isso pode ser mais comum do que parece. 

O que fazer se eu perder o voo no portão de embarque? 

Não entre em pânico! Mesmo que você esteja distraído e acabe perdendo o horário do voo, dirija-se ao balcão da companhia aérea.

Eles poderão revalidar a reemissão do bilhete, mas você terá que pagar as eventuais diferenças tarifárias para o próximo voo.

Porém é necessário ter um pouco de paciência, já que pode acontecer de os voos seguintes estarem lotados. 

Dicas   

  • Fique atento aos horários estabelecidos;
  • Faça seu check-in antecipado;
  • Verifique a localização do seu portão de embarque;
  • Observe o intervalo entre voos com conexão;
  • Fique atento às chamadas nos monitores e avisos sonoros. É por meio deles que o passageiro é informado de qualquer alteração de atrasos, cancelamentos e alteração de portões;
  • Não confunda horário de embarque com horário de decolagem.

7 – Problemas de saúde    

Para os colaboradores que necessitam viajar a negócios, é importante que estejam com a saúde sempre em dia, com acompanhamento médico e exames de check-up periódicos.

Ninguém espera ter algum tipo de problema de saúde bem no dia da viagem ou mesmo durante a viagem. Mas, infelizmente, doenças inesperadas podem ocorrer.

Com certeza, o colaborador que está realizando uma viagem a negócios precisa organizar reuniões, falar com pessoas importantes e trazer resultados. E doente, não será nada fácil.

Fiquei doente durante a viagem e agora?   

Realmente é bastante desagradável pegar uma gripe ou qualquer outro tipo de doença quando estamos fora de casa, não é mesmo?

Situações de estresse pré viagem, contato com multidões, mudanças de rotina e poucas horas de sono são as causas mais comuns de doenças em viagens.

Mas calma, existem alguns procedimentos que você poderá fazer antes da viagem para se prevenir. Mesmo se, com as dicas que daremos para a prevenção de doenças, você acabar doente, saiba que pode contar com o seguro saúde.

Ele serve exatamente para isso: te ajudar em situações desconfortáveis. E quanto mais rápido você usar, mais rápido poderá se recuperar.

Dicas  

A frase clichê: prevenir é melhor do que remediar é verdadeira e faz todo o sentido nesses casos.   

  • Se alimente bem e beba bastante água;
  • Lave as mãos constantemente e use álcool gel;
  • Evite o estresse, relaxando um pouco: leia, descanse, aproveite a piscina do hotel, sauna e outras regalias;
  • Tome vitamina C;
  • Tenha em mãos seus remédios de costume (aspirinas, antitérmicos, anti-histamínicos e remédio para dor).

Se mesmo assim você ficar doente, o melhor a fazer é usar seu seguro saúde.   

Considere como um item fundamental de viagem, pois o sistema de saúde em muitos países é privado e caro. Mesmo um problema simples, pode resultar em uma conta enorme, que não estava prevista. Ande sempre com a apólice do seguro saúde junto com você, no caso de precisar usar.

Adquirir um seguro saúde na hora de contratar um pacote de viagens pode ser a melhor solução para você, sua empresa e seus colaboradores. Lembre-se que tudo o que acontecer com seu funcionário, numa viagem a trabalho, é responsabilidade da sua empresa.

Além disso, uma agência de viagens especializada em viagens corporativas poderá te ajudar a resolver todos os trâmites operacionais, burocráticos e de emergência. Ela oferece atendimento emergencial 24 horas e isso faz toda a diferença. 

A Meu Mundo Viagens é especializada em viagens corporativas e poderá ajudar sua empresa a realizar as viagens a negócios, de forma simplificada e segura. Entre no site e saiba mais.

O que você achou das nossas dicas para evitar problemas de embarque? Já passou por algum desses problemas? Conte pra gente!

Leia também: 7 dicas importantes: como lidar com a variação de câmbio em viagens 

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