Restaurantes do Guia Michelin no Brasil

Todos os anos, vários restaurantes são presenteados com as estrelas Michelin, uma das classificações mais importantes do mundo da gastronomia. 

Receber 3 estrelas no Guia Michelin, confere reconhecimento máximo a um restaurante, o verdadeiro significado de uma cozinha de luxo e irrepreensível.

O critério de avaliação do Guia Michelin é muito rígido, feito por inspetores estrangeiros que atuam como clientes regulares e avaliam tudo anonimamente.

São levados em consideração a qualidade dos ingredientes, técnicas no preparo, sabores, criatividade, harmonia e a relação qualidade/preço.

Preparamos uma lista dos novos restaurantes do Guia Michelin no Brasil, especialmente para você. Confira!

Restaurantes duas estrelas

São Paulo

D.O.M – Dando preferência aos ingredientes cultivados por pequenos agricultores e comunidades ribeirinhas, o incrível chef Alex Atala, apresenta em seu restaurante, pratos com elementos regionais como a priprioca, palmito de pupunha e arroz preto. 

Sua cozinha é surpreendente e fascinante, oferecendo aromas e sabores únicos, com produtos de altíssima qualidade. Apresenta cardápio estritamente autoral, exibindo suas experimentações resultantes de suas pesquisas com ingredientes brasileiros.

Rua Barão de Capanema, 549 – Jardim Paulista.

Tuju – Dono e chef do restaurante Tuju, Ivan Ralston, diz que: “cada prato precisa evidenciar a qualidade do produto, a técnica e contar uma história”.

Valorizando cada produto e buscando ingredientes excepcionais, foi assim que o chefe e sua equipe transformou a cozinha brasileira numa extraordinária e moderna composição.

Com cardápio arrojado e ingredientes menos convencionais, cozinha aberta, hortas por todo o lado, simplicidade, criatividade e talento são suas marcas.  

Cuscuz de farinha Uarini, peixe com pamonha, sopa de milho com camarão-branco selvagem, copa lombo de javali e panacota na calda de uva, são alguns pratos servidos que fazem merecimento as duas estrelas no Guia Michelin.

Rua Fradique Coutinho, 1248 – Vila Madalena

Rio de Janeiro

Oro – A parceria do chef Felipe Bronze com sua esposa, a sommelier argentina Cecilia Aldaz, faz do Oro, o restaurante da cozinha brasileira de vanguarda, um dos melhores restaurantes brasileiros.

Num espaço íntimo com detalhes de design moderno você encontrará uma cozinha brasileira contemporânea de sabores delicados, representados muitas vezes por pequenas porções ou lanches.

No cardápio a originalidade fica por conta de dois menus. O primeiro leva o nome de criatividade e é feito com produtos sazonais constituindo um passeio mais longo pela cozinha. O segundo leva o nome de afetividade, com receitas consagradas feitos na medida para quem quer apenas dois pratos.

Pescado, amendoim, banana e missô; porco e maçã queimada; costela, agrião e batata doce são alguns dos magníficos pratos elaborados pelo chef, além da maria mole de café, quindim de maracujá e o famoso brigadeiro Oro.

Avenida General San Martin, 889 – Leblon

Restaurantes uma estrela

São Paulo

Dalva e Dito – A cozinha do restaurante Dalva e Dito, do chef Alex Atala confirma a confiança que ele tem no ingrediente e na cultura brasileira.

“É a cozinha das senhoras brasileiras, da nossa referencia de mãe, avó, tia e sogra”, comenta Alex Atala. Em outra expressão, é a cozinha afetiva.

O menu reune sete opções de entrada e os pratos principais são divididos entre, da terra e do ar (carnes e aves), da água (peixes) e do fogo (carnes da churrasqueira).

Para os acompanhamentos arroz, feijão, farofa, couve, batata, entre outros, mostram que a inspiração nas “cozinheiras” da família, são o que fazem jus ao restaurante Dalva e Dito, ter recebido o prêmio de melhor restaurante de comida brasileira pela revista Veja e uma estrela no Guia Michelin.

Rua Padre João Manuel, 1115 – Jardim Paulista.

Esquina Mocotó – Assinado pelo chef Rodrigo Oliveira, também responsável pelo sucesso do  Mocotó restaurante, o Esquina Mocotó é um restaurante brasileiro com cozinha artesanal. 

Proporciona ambiente moderno e confortável, dispondo de uma arquitetura despojada e apresentando obras do artesanato brasileiro grafitados pelo artista Speto.

Apresenta um cardápio pequeno e sazonal, com destaque para os petiscos como a Porcaria, que apresenta uma tábua formada por terrina da casa, embutidos da família Cinque, porco na lata, dadinho de porco, presunto Salamanca e conservas de cebola.

Destaque para a Nhoca, um prato com nhoque feito de mandioca com legumes, queijo de cabra, cogumelos e tucupi e a carne seca com baião de dois cremoso. Além dos doces, coquetéis clássicos feitos com as melhores bebidas brasileiras traz sucesso e originalidade ao local.

Avenida Nossa Senhora do Loreto, 1108 – Vila Medeiros

Fasano – com cozinha comandada pelo chef Luca Gozzani, o Fasano é um dos restaurantes mais conhecidos do Brasil.

Com cozinha inspirada nos melhores sabores da culinária sofisticada italiana e serviço impecável, recebe seus clientes em um ambiente refinado e harmonioso.

Destaque para o cardápio requintado com pratos perfeitos como, ovo com berinjela assada, tomate cereja e creme de queijo; carpaccio de vieira com iogurte e arroz selvagem crocante; carpaccio de língua com cogumelo, salsa verde e pinoli e o incrível menu especial de degustação de massa com cinco clássicos diferentes da cozinha italiana, que sem dúvida nenhuma, surpreende na qualidade dos sabores.

Rua Vitório Fasano, 88 – Hotel Fasano – Jardim Paulista.

Huto – Oferecendo o sofisticado e o informal ao mesmo tempo, Fábio Honda do restaurante Huto, com apenas 40 lugares, oferece um ambiente imponente e gastronomia japonesa sofisticada e inigualável.

A fusão de ingredientes clássicos com técnicas atuais, resultam em uma gastronomia simples com um toque de requinte e sofisticação. 

Destaque para os pratos tartare de maguro foie gras (atum picado com foie gras e ovas de capelin) e o beek tataki (sashimi de picanha marinada ao molho ponzu). 

Com uma estrela no Guia Michelin, conquista a todos os amantes da cozinha japonesa.

Avenida Jandira, 677 – Moema.

Jun Sakamoto – Localizado no bairro dos Jardins, o prestigiado chef Jun Sakamoto apresenta a qualidade e a tradição da gastronomia japonesa com receitas originais e bem elaboradas. 

Toda noite, apenas oito clientes podem degustar pratos feitos pelas mãos do próprio Jun Sakamoto, como as ostras escaldadas na calda de saquê. Os outros clientes saboreiam deliciosos pratos nas mãos de seus auxiliares.

Que tal provar um dos sushis mais saborosos de São Paulo? É bom fazer reserva!

Rua Lisboa, 55 – Pinheiros.

Kan Suke – Especializado em sushi e sashimi, o restaurante Kan Suke do itamae Egashira Keisuke, apresenta um ambiente aconchegante, como os estabelecimentos pequenos de Tokio, oferecendo somente produtos com uma qualidade extraordinária.

Vencedor de vários prêmios, as porções são fartas e primorosas. Destaque para as ostras marinadas com mexilhão e sushis com ovas de salmão e gema de ovo crua. Simplesmente excepcional.

Rua Manoel da Nóbrega, 76 – loja 12 – Paraíso.

Kinoshita – O melhor da tradição japonesa você encontra no Kinoshita, um restaurante localizado na Vila Nova Conceição e com equipe comandada por Satoshi Kaneko, traz a proposta de oferecer a alta cozinha japonesa.

Com uma seleção de sashimis exemplares incluindo atum, olho de boi, serra robalo, pargo e salmão, faz com que o restaurante seja conhecido e apreciado por vários críticos gastronômicos.

Rua Jacques Félix, 405 – Vila Nova Conceição.

Kosushi – Ko significa tartaruga que é o símbolo da felicidade e bom agouro, mas também significa a excelência do número um, por isso o Kosushi recebeu esse nome, para mostrar a excelência do mais apetitoso sushi. 

No belo ambiente com grandes lustres de palha no teto, o restaurante ganhou fama por seus petiscos como o niku bun, um sanduichinho de pão chinês no vapor com miolo de paleta, kimchi, brotos e maionese; temaki de salmão; niguiri de peixe-prego; sashimi de caranguejo entre outros pratos excepcionais.

Rua Viradouro, 139 – Itaim Bibi.

Maní – Um grande sucesso local e internacional, mantendo a simplicidade e valores como a  sazonalidade e apreço pelos pequenos produtores, a chef Helena Rizzo, ganhou o prêmio de melhor chef mulher do mundo em 2014 e uma estrela no Guia Michelin em 2015.

Considerado o melhor restaurante de comida contemporânea com pratos requintados e sobremesas de dar água na boca, o restaurante Maní oferece pratos que combinam técnica e sabor; invenção e tradição e provocação e memória afetiva.

Com belisquetes como o bolinho de quinoa ao curry e bombom de queijo de cabra defumado, além de pratos principais excepcionais como capellini com mix de cogumelos e moqueca do Maní, o restaurante dispõe das melhores sobremesas compostas pelos mais diversificados ingredientes.

Tudo feito com maestria!

Rua Joaquim Antunes, 210 – Jardim Paulistano.

Picchi – o chef Pier Paolo Picchi conseguiu transformar o Hotel Regent Park, antes ocupado por um restaurante sem graça e simples, em uma referência da boa gastronomia.

A proposta do Picchi é proporcionar pratos da cozinha italiana com características de regiões peninsulares, usando ingredientes de alta qualidade.

Localizado no Jardins, dispõe de uma decoração moderna e aconchegante. No menu o encontro de sabores em harmonia com o suave e o delicado, oferece aos clientes pratos como o nhoque de batatas ao ragu de ossobuco, risoto al pecorino romano, agnolotti di carne perfumado com sálvia e salsa de trufas negras e carré de cordeiro mal passado com berinjela ao forno, ricota e ervas. Uma verdadeira explosão de sabores sem iguais!

Rua Oscar Freire, 533 – Jardim Paulista.

Ryo – Recebendo as pessoas no balcão para provar sushis, Edson Yamashita oferece também nas mesas de seu restaurante um banquete típico, o kaiseki-ryori, além dos pedidos à la carte.

Localizado no Itaim Bibi, Ryo é um dos mais consagrados e respeitados restaurantes de culinária japonesa do país.

Com espaços cômodos entre o balcão, o salão principal e um ambiente mais temático, ainda existe uma sala com tatame tradicional que abriga 10 pessoas.

Uma cozinha completa e autêntica que trazem pratos que aguçam os sentidos, como salada ao estilo oriental, trio de sashimis, anchova grelhada com purê de mandioquinha ao aroma de wasabi e chips de batatas doces. 

Alta gastronomia com opções executivas de preços atraentes.

Rua Pedroso Alvarenga, 665 – Itaim Bibi.

Tangara – Localizado no andar térreo do luxuoso hotel Palácio Tangará, o restaurante com uma estrela Michelin do chef francês Jean-Georges Vongerichten, proporciona elegância e luxo com menu muito de sedutor.

Também dono do restaurante três estrelas Michelin, que leva seu nome em Nova York, Jean-Georges apresenta em seu restaurante pratos incríveis e especiais como o polvo grelhado na emulsão de páprica com batata crocante e o carré de cordeiro com bolonhesa de cogumelos e queijo pecorino romano. 

Embora o restaurante seja um dos mais caros da cidade, fica lotado à noite, é bom fazer reserva!

Rua Deputado Laércio Corte, 1501- Palácio Tangará.

Tête à Tête – Famosa pelos pratos maravilhosos da cozinha internacional, a casa possui um ambiente sofisticado e descontraído.

Seu chef Gabriel Matteuzzi, está entre os melhores profissionais do ramo e elabora pratos fantásticos, com serviço encantador.

Com apetitosas entradas no menu, como guioza de camarão, ceviche de frutos do mar, terrine de foie gras e berinjela grelhada na brasa. Elabora opções a la carte com cinco ou sete etapas.

Excelente para um jantar a dois ou ocasiões especiais.

Rua Doutor Melo Alves, 216 – Jardim Paulista.

Rio de Janeiro 

Lasai – Culinária arrojada em sintonia com as tendências gastronômicas mais atuais, faz o chef Rafael Costa e Silva estar no ranking dos melhores do mundo.

Rafael Costa e Silva mantém duas hortas onde são cultivados os melhores legumes fazendo seus pratos brilharem.

Aipim com requeijão de agrião; couve flor roxa com missô e crocante de dashi; barriga de porco com abóbora, castanha de caju e folha de mostarda crocante, são alguns dos pratos servidos em seu restaurante.

Rua Conde de Irajá, 191 – Botafogo.

Mee –  Um dos primeiros restaurantes da América do Sul a ser premiado com a estrela do Guia Michelin, traz a verdadeira cozinha Pan-asiática mais sofisticada do Rio de Janeiro.

O Mee leva você a conhecer a exótica cozinha da Tailândia, Camboja, Malásia, Singapura, Coréia, Vietnã, China e Japão.

No comando do balcão está Kazuo Harada, paulistano descendente de japoneses, que prepara primorosos sushis e sashimis. Ainda oferece pratos como merluza negra grelhada coberta por molho teriyaki e o menu meechelin, fazendo menção ao nome do restaurante e a estrela do Guia Michelin, que leva à mesa onze pratos.

Avenida Atlântica, 1702, Hotel Copacabana Palace – Copacabana.

Olympe – Comandado pelo chef francês Thomas Troisgros, o Olympe faz a integração da cozinha francesa contemporânea com influências brasileiras e mundiais.

Aliando ingredientes locais como jiló, maracujá, açaí e mandioca com as técnicas da alta gastronomia consolidou seu nome também no Brasil.

Há várias opções de menu degustação e menu vegetariano. As opções mudam sempre, mas sobressaem o mexilhão com aipim, kimchi, quiabo fermentado e espuma de vinho barnco; a inusitada língua bovina com duas texturas, ladeada por babaganuche de jiló agridoce e couve flor tostada; vieira morna servida sobre purê de cará com coco ao molho de tucupi com caviar.

Ao reconhecimento do trabalho de Thomas, somam-se prêmios nacionais e internacionais.

Rua Custódio Serrão, 62 – Jardim Botânico.

Nós da Meu Mundo Viagens, esperamos que você tenha apreciado essa viagem gastronômica que preparamos para você.

Deixe sua pergunta ou opinião, isso é muito importante para nós! 

Leia também: Os 6 melhores destinos internacionais para você conhecer e se encantar!

Siga nosso Instagram: @meumundo_viagens

Compartilhar

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *