Líbano: turismo de luxo, história cultural e gastronomia excepcional

Localizado no Oriente Médio, o Líbano possui um turismo de luxo, cultura inspiradora e gastronomia excepcional que atraem muitos visitantes hoje em dia.

Beirute, sua capital, é o ponto de partida para quem quer conhecer esse país incrível, de várias belezas, além de muralhas e fortalezas deslumbrantes.

Líbano – a Paris do Oriente Médio

É chamada de Paris do Médio Oriente e apresenta em sua arquitetura, uma combinação de elementos antigos e modernos, que passeiam pelas ruinas da guerra civil que terminou em 1990.

Engana-se quem pensa que visitar o Líbano é perigoso, ao contrário disso, o país se tornou mais liberal e impressiona pelo luxo, ostentação e liberdade feminina.

Sua cultura com influências estrangeiras e múltiplas religiões, que se dividem, basicamente entre cristãos, muçulmanos, drusos e ainda um pequeno número de judeus, bahá’ís, budistas e hindus, que fazem do Líbano o país com a maior diversidade religiosa do Oriente Médio.

A cozinha tradicional libanesa combina a abundância de frutas e legumes com vários tipos de preparos diferentes que utilizam iogurtes, nozes, queijos, berinjelas, pepinos, azeites e manteigas.

Os pratos conhecidos mundialmente são o tabbouli, tradicional salada feita com pepino, trigo, limão e hortelã; o homus, feito com grão de bico e pasta de gergelim; a baba ghanoush, feito com pasta de sésamo, limão e alho.

Cidades para visitar no Líbano

Separamos algumas cidades como destaque para o viajante não errar na hora de escolher o que visistar!

Beirute

O mar Mediterrâneo faz parte das belezas naturais de Beirute, então não deixe de visitar o Pigeon Rocks, uma formação rochosa com uma linda vista para o mar.

Líbano
Beirute

Outra atração deslumbrante é Solidére Clock Tower. Localizada no coração da cidade, a torre foi construída pelos franceses e é uma das atrações históricas mais populares.

Continuando com as atrações históricas, visite os museus National Museum of Beirut, o principal museu de Beirute, dispõe de objetos arqueológicos, sarcófagos e estátuas. Archaeological Museum of the American University of Beirut, revela muito sobre a história do Líbano, mostrando moedas árabes e outros objetos fenícios.

Além desses você poderá conhecer o Museu Beit Beirut e o Museu Sursock, instalado no imóvel onde viveu Sursock, um milionário excêntrico e sua família, que possui um acervo fotográfico do Líbano, além de peças da arte moderna.

A Praça de Martyr que homenageia os mártires executados durante o domínio otomano. O Mausoleum de Rafik Hariri que homenageia o presidente assassinado e a Mesquita de Mohammad Al-Amin um templo espetacular, considerado o cartão postal de Beirute.

Entre as catedrais você poderá conhecer a Catedral de St. George Maronita, inspirada na Basílica de São Pedro, no Vaticano e a Catedral Grega Ortodoxa de São Jorge, a igreja mais antiga de Beirute.

Continuando com a diversidade religiosa, não deixe de conhecer as Mesquitas. Mesquita Al-Omari, construída em 1115 e inicialmente uma igreja do tempo das Cruzadas e Mesquita Emir Assaf, construída sobre os escombros da igreja bizantina Igreja do Salvador.

Downtown Beirut, distrito central de Beirute, onde você poderá encontrar os cafés ao ar livre e lojas de

grife, além de restaurantes, hotéis, áreas comerciais e residenciais.

Byblos (Jbeil)

Localizada aproximadamente a 42 Km ao norte de Beirute, é a cidade mais antiga do mundo. Foi fundada em 5 mil a.C e é chamada de Jbeil pelos moradores locais.

Para aqueles que amam história, é o destino perfeito. Suas ruas retratam vestígios históricos de vários povos, entre eles, romanos, fenícios, persas, egípcios, assírios, gregos, cristãos, mamelucos e otomanos.

Paraíso para os arqueólogos, pois muitos resíduos arqueológicos são encontrados em Byblos resultantes de séculos e séculos de ocupação da humanidade.

O caminho para Byblos é uma estrada costeira cheia de belezas, com o mar de um lado e lindas montanhas de pinheiros do outro.

Em seu centro histórico, chamado Byblos Citadel, você poderá fazer compras nas lojas de artesanato, comprar pratas e souveniers e conhecer as ruínas históricas com guias que falam várias línguas.

É possível conhecer uma escavação arqueológica onde se encontram restos dos templos fenícios. O Templo de Baalat Gebal, que significa “Nossa Senhora de Byblos”, faz referência a deusa Astarte e foi construído em 2700 a.C, o Grande Templo, do mesmo ano e o Templo do Obelisco, construído por volta de 2600 a.C.

O Castelo Byblos, localizado no sítio arqueológico do porto, construído no século XII pelos templários, que tomaram a cidade com ajuda de navios genoveses.

Locais religiosos como a Mesquita do Castelo e a Igreja de São João Batista, também são opções para quem procura conhecer mais da história incrível deste lugar tão antigo.

Para quem gosta do agito, à noite existem várias opções de baladas, pubs e restaurantes, dentro e fora da citadel.

Também poderá desfrutar de ruas, com jovens animados bebendo e dançando com música alta, ou ruas, onde os mais velhos, podem curtir cafés e restaurantes e fumar um narguilé. Mas existem restaurantes mais tranquilos perto do porto, para quem curte o sossego.

Harissa

Localizada a 38 Km de Beirute, Harissa e Daraoun são duas aldeias que se tornaram local de peregrinação cristã com um santuário, construído em 1904 e dedicado à Nossa Senhora do Líbano.

Possui uma magnífica estátua pesando 15 toneladas, de Nossa Senhora do Líbano, que atrai, não só cristãos, mas muçulmanos e peregrinos de várias religiões.

O acesso pode ser feito de carro ou pelo famoso teleférico, se você não tiver medo de altura, e poderá desfrutar de belas paisagens ao redor e sentir uma atmosfera de paz interior e sensações espirituais.

Em 1997, Harissa foi visitada pelo Papa João Paulo II.

Anjar

Fazendo fronteira com a Síria, Anjar é um sítio arqueológico fundado no século VII. Diferente dos outros sítios arqueológicos do Líbano, suas ruínas pertenceram a apenas uma civilização, os Omíadas.

Localizado perto do rio Litani e a 58 Km de Beirute, a cidade de Anjar prosperou durante um curto período, aproximadamente de 20 a 30 anos apenas. Foi invadida pelos Abássidas, o que resultou numa cidade devastada e abandonada.

Anjar é uma cidade fortificada e cercada por muralhas e torres espalhadas por sua extensão. Conhecer o Palácio de Hisham é uma verdadeira atração arquitetônica, Patrimônio pela Unesco.

Foi construído por Walid Ibn Yazid em 734 d.C, perto de Jericó, no Vale do Jordão, durante o reinado do califa Hisham Ibn Abdelmalik entre 724-743 d.C. Com elaborados mosaicos e esculturas de estuque, trás a magnitude e sofisticação e é famoso por sua decoração, fazendo uso da arte clássica islâmica primitiva.

No centro você poderá conhecer O Tetrapylon, uma estrutura com quatro pilastras em arquitetura romana, localizada no cruzamento dos eixos principais das ruas.

Além dessa arquitetura deslumbrante, outros pontos, que valem muito a pena conhecer são Os Complexos de Banhos no estilo romano, os bairros residenciais, a Arte Mural da era Umayyad, As Muralhas de Pedra e as Avenidas Colunadas.

Baalbek

Baalbek significa “Deus Baal do Vale do Beqaa”. Esse nome tem a origem da mistura de três deuses que eram adorados pelos fenícios. Deus-Céu Baal, sua esposa Astarte, Rainha do Céu e seu filho Adon.

A acrópole de Baalbek foi conquistada por Alexandre o Grande em 334 a.C e chamada de Heliópolis, Cidade do Sol.

Mais tarde os romanos construíram o Templo de Júpiter Baal, considerado o mais imponente edifício religioso do Império Romano.

Depois de derrotarem os bizantinos na batalha de Yarmouk, os árabes destruíram tudo que se referia ao cristianismo e construíram uma mesquita.

Aos poucos os templos foram se danificando, após guerras e batalhas. Os Otomanos não se interessaram por Baalbek e as ruinas foram inevitáveis.

No início do século XX, arqueólogos alemães desenvolveram um trabalho para recuperar Baalbek e hoje é uma cidade turística cheia de encantos e dezenas de construções grandiosas e perfeitamente preservadas.

Você poderá visitar o majestoso Templo de Bacchus, Patrimônio Mundial da Humanidade. O Templo é enriquecido por alguns dos mais refinados relevos e esculturas da antiguidade. E a Pedra da Mulher Grávida, um superbloco de 1000 toneladas.

Diz a lenda que o templo foi reconstruído por gigantes sob as ordens de Nimrod, após o grande dilúvio, e acabou sendo destruído de novo durante a conflagração das forças dos céus.

O Líbano é um país de história fascinante, com relíquias arquitetônicas de mais de 7000 anos, templos bem conservados, mesquitas e igrejas incríveis. Mas também possui vida noturna interessante e alegre, bares e restaurantes com uma gastronomia surpreendente.

A Meu Mundo Viagens possui toda a infraestrutura para proporcionar a você e sua família uma viagem confortável e segura. Cuidamos de toda a burocracia, como emissão de passaportes, vistos, seguro e câmbio. Entre em contato e saiba mais.

Deixe seu comentário ou sugestão, isso é muito importante para continuarmos trazendo artigos especialmente para você!

Leia também: Turismo de luxo no Brasil

Siga nosso Instagram: @meumundo_viagens

Compartilhar

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *