Portugal em duas rodas: você sabe como explorar essa aventura?

Portugal é cercado por muitas histórias, castelos, aldeias e inúmeras estradas. Que tal conhecer Portugal em duas rodas?

Imagine como pode ser gratificante fazer um roteiro para conhecer Portugal, viajando em duas rodas, em estradas belíssimas, cenários pitorescos, conhecendo pousadas encantadoras e usufruindo da melhor culinária da Europa?

Portugal é simplesmente fascinante! Um país soberano, cujo território se situa na zona ocidental da Península Ibérica e em arquipélagos no Atlântico Norte.

Portugal em duas rodas

As estradas são ótimas, perfeitas para fazer um belo roteiro em duas rodas. Com uma grande diversidade geográfica, variando entre montanhas e planícies, proporciona um encantamento quase que imediato!

Existem muitos motivos para se apaixonar por Portugal. Os azulejos e vielas de Lisboa, as adegas do Porto, a gastronomia de Alentejo, as igrejas em Fátima, os palácios e castelos de Sintra.

Em todo país existem palácios, mosteiros e castelos históricos. Belezas e contrastes de um país tão cultural, com praias e planícies exuberantes, montanhas e vales dourados, contrastando com o lado cosmopolita das principais cidades.

Quer conhecer um pouco mais sobre este país tão pitoresco? Fique conosco e saiba mais sobre como fazer um roteiro pra lá de especial, praticando turismo de bicicleta ou de moto. Vamos aos roteiros!

Cicloturismo

1 – Lisboa

Conhecer Lisboa em duas rodas, é uma ótima forma de percorrer seus arredores sem enfrentar longos quilômetros de trânsito. Lisboa conta com ciclovias por toda a cidade, por isso os amantes do ciclismo ficarão maravilhados com todas as possibilidades que a cidade oferece.

O viajante poderá alugar sua bicicleta no próprio hotel ou em pontos espalhados pela cidade, e poderá conhecer monumentos, parques, jardins, museus e miradouros.

Lisboa

Baixa Lisboa, constituída por um conjunto de ruas retas e perpendiculares lado a lado, os edifícios desta zona são semelhantes entre si, onde o andar térreo é destinado a comércio e os superiores a habitação.

Conheça: Chiado, um dos mais tradicionais bairros de Lisboa.

Descubra: Bairro Alto, um bairro com muita animação de dia e de noite, e Alfama com as melhores vistas do rio Tojo.

Vislumbre: Belém, o bairro mais ligado aos Descobrimentos portugueses.

Veja: Parque da Nações, a zona residencial, comercial e financeira de Lisboa.

Pontos mais importantes

  • Praça do comércio – praça central de Lisboa, aberta ao rio. Convida a um passeio relaxante.
  • Elevador de Santa Justa – antigo elevador que propõe uma linda vista panorâmica de seu miradouro.
  • Estação do Rossio – estação ferroviária construída em 1887.
  • Teatro Nacional D. Maria II – na praça do Rossio, centro de Lisboa um lindo teatro de 1846.
  • Museu Arqueológico do Carmo – belas ruínas de um convento com arquitetura gótica.
  • Museu do Chiado – localizado no centro histórico de Lisboa, constitui a mais importante coleção nacional de arte contemporânea.
  • Museu Nacional de História Natural – um dos maiores museus nacionais relativos à história natural, ciência, botânica contendo exposições temporárias e permanentes.
  • Castelo de São Jorge, um dos monumentos mais antigos de Lisboa.
  • Miradouro de Santa Luzia, muito conhecido pela sua vista privilegiada sobre o Rio Tejo.
  • Museu do Fado, localizado junto à estação de Santa Apolónia.
  • Museu Nacional do Azulejo, o principal objetivo deste espaço é o de recolher, conservar e estudar exemplares que representem com relevância a evolução da Cerâmica e do Azulejo em Portugal.
  • Torre de Belém, é considerada Património Mundial da UNESCO desde 1983.
  • Jardim zoológico de Lisboa, é um local de conservação e preservação de espécies reconhecido mundialmente pela qualidade dos seus habitats.
  • Praça de Touros do Campo Pequeno, os touros além de corridas também são realizados vários espetáculos artísticos e concertos para todo o tipo de público.

2 – Sintra

Sintra é reconhecida como Patrimônio da UNESCO na categoria de paisagem cultural protegida. A vila de Sintra, é conhecida pela herança cultural que herdou dos muitos povos que viveram nela.

Com traços romanos e muçulmanos muito presentes na arquitetura e na cultura, Sintra também possui um grande valor paisagístico, não só pela sua maravilhosa floresta de montanha junto ao mar, mas também pelos seus mais lindos palácios e castelos.

Pontos mais importantes

  • Castelo dos Mouros – conquistado em 1154 pelos Cristãos aos Muçulmanos, com maravilhosa paisagem.
  • Palácio da Pena – um palácio colorido, construído em 1839, sobre as ruínas do antigo convento Jerónimo.
  • Palácio de Monserrate – considerado um espaço de grande relevância histórica, de beleza magnífica.
  • Quinta da Regaleira – bela quinta onde estilos arquitetônicos se fundem com jardins, poços, torres, lagos, estátuas, misteriosas grutas, sinais e muitos outros mistérios.

3 Peniche

Peniche é uma cidade cultural a beira mar, com deslumbrantes recursos naturais. Cabo Carvoeiro, considerada uma das reservas mais bonitas na Ilha da Berlenga, onde é promovida a pesca e a agricultura.

Em Peniche é possível se encontrar bons restaurantes, com pratos frescos elaborados com alimentos

locais de ótima qualidade.

Pontos mais importantes

  • Praça-Forte de Peniche – originada no século XVI no designado Castelo da Vila, a praça forte deu a grande fuga de várias personalidades durante o período ditatorial entre eles, Álvaro Cunhal, um grande lutador comunista. Hoje funciona o Museu Municipal com exibições de arqueologia, história e etnografia.
  • Cabo do Carvoeiro – é um local com grande valor paisagístico e natural já que apresenta uma grande quantidade de falésias calcárias e campos de lapiás.
  • Forte de São João Batista – construído no século XVII, por ordem do rei D. João IV, com objetivo de proteger a ilha do ataque de piratas. Aqui o viajante poderá passar a noite, com o som do mar ao fundo numa atmosfera rusticamente medieval.
  • Praia do Baleal – ao Norte de Peniche, esta praia de areia fina e branca é ideal para a prática de esportes aquáticos, como surf e bodyboard, bem como, atividades de pesca desportiva, desportos motorizados aquáticos e outros.
  • Praia do Medão (Supertubos) – conhecida pelas ondas tubulares de até 3 metros de altura, esta praia proporciona alguns dos mais populares campeonatos internacionais de surf, jet-ski, windsurf e bodyboard.
  • Praia da Gambôa – patrimonio cultural conhecido como as muralhas de Peniche e natural, o sistema dunar com grande valor ambiental, mar cristalino e areia branca.

4 Óbidos

Óbidos oferece várias rotas para ciclismo em uma atmosfera natural incrível. A vila de Óbidos proporciona um dos trilhos mais interessantes de Portugal.

Pontos mais importantes

  • Várzea da Rainha – um trilho na natureza em terra batida, caracterizado pela proximidade do rio e da lagoa de Óbidos.
  • Rota dos Patos Reais – algumas das paisagens mais lindas encontram-se nesta rota, com fauna e flora características de uma lagoa costeira, onde milhares de aves aquáticas e aves de rapina habitam ao longo do ano.
  • Rota do Ninho da Cegonha – esta rota permite ao viajante apreciar os vastos campos agrícolas de Várzeas do Pau e da Cegonha, onde predominam o cultivo de cereais e frutas. O rio dispõe de uma fauna e flora bastante peculiares. Além de três fontes de enxofre com propriedades medicinais.

5 – Alentejo

Alentejo possui os lugares mais privilegiados para a prática do ciclo turismo. Diversas rotas e trilhos com paisagens impressionantes podem ser conhecidas de bicicleta ou até mesmo a pé.

Pontos mais importantes

  • Parque Natural da Serra de São Mamede – com mais de 56.000 hectares é uma excelente opção montanhosa para realizar o ciclo turismo. Um parque natural, situado a 1025 metros de altitude, oferece trilhos e rotas que percorrem os montes, vales e riachos, com uma diversidade paisagística perfeita.
  • Cabrela e Monfurado – uma série de rotas sinalizadas, mais precisamente são quatro rotas circulares cujos pontos de partida são os povos de Escoural, São Cristovão e Cabrela, assim como o Centro de Interpretação Ambiental, já no município de Montemor-o-Novo.
  • Parque Natural do Vale do Guadiana – fazendo fronteira com Algarve, oferece 69.000 hectares de natureza, onde circulam sete rotas sinalizadas ao longo das quais é possível descobrir lugares tão singulares como o Pulo do Lobo ou a Serra de Alcaria.

Em Portugal, existem grandes oportunidades para os amantes do ciclismo, quer seja para estrada, para lazer ou para montanha.

Há também rotas menores em todo o país, alguns dos mais recomendados são as que se encontram entre Cascais e a Praia do Guincho, e no Pinhal de Leiria.

Motociclismo

Portugal é uma país cheio de potencialidades turísticas e exatamente por isso, conhecer Portugal de moto é simplesmente incrível.

Com vários roteiros impressionantes, que passam por planícies, serras, praias e ilhas exuberantes, onde as estradas são cheias de encantos, com paisagens de tirar o fôlego!

Portugal oferece aos motociclistas, rotas para todos os estilos e gostos, com estradas cheias de encanto e aproveitando assim as boas condições meteorológicas que se tem na maioria dos dias.

Pessoas simpáticas e hospitaleiras, estradas com paisagens fabulosas e perfeitas para motos, com muita história e belos monumentos.

Que tal acordar em um Castelo Medieval, rodar por estradas de belezas montanhosas incríveis, fazer um cruzeiro no rio Douro e poder degustar uma seleção de vinhos maravilhosos?

Neste tour vamos apresentar a beleza e os contrastes do país, as mais belas estradas e os lugares mais autênticos, além da gastronomia excepcional, que vai deixar o viajante apaixonado por Portugal.

Resumo do tour

A duração da viagem é de 10 dias, sendo 7 dias de moto. Com distância total de 1800 quilômetros, com distâncias diárias de 60 a 280 quilômetros. O tour transcorre em ótima estradas de asfalto, evitando as Autoestradas, o que preserva a segurança do viajante, além de privilegiar as estradas costeiras e montanhosas.

Os alojamentos são os mais incríveis possíveis, como por exemplo, hotéis boutique 4 estrelas e pousadas que se distribuem em Castelos, Fortalezas e Palácios convertidos em alojamentos de alta qualidade.

Os destaques do itinerário são: Serra da Arrábida, Rota do Vinho Alentejo, Serra da Estrela, Rota do Vinho do Porto, Vale do Rio Douro, Minho e Costa Atlântica.

Está incluído no tour:

  • Moto BMW totalmente equipada
  • Tour Leader Português
  • Veículo de apoio para passageiros
  • Transporte de Bagagem e compras
  • Todos os Hotéis 4* ou superiores
  • Todos os cafés da manhã
  • Todos os jantares
  • Moto reserva
  • Cruzeiro de barco no Rio Douro
  • Visita a Adega de Vinho do Porto
  • Degustação de vinho Alentejano
  • Seguros (inclui roubo)
  • Todos os impostos
  • O tour não inclui:
  • Voos e transferes
  • Almoços e bebidas
  • Combustível
  • Franquia VIP
  • Despesas pessoais

O roteiro e os locais de alojamento podem ser alterados por razões logísticas ou de ordem maior. Por isso é sempre importante consultar a agência de viagens e se informar o que está ou não disponível.

E então, prontos para fazer uma exuberante e linda viagem a Portugal sobre duas rodas? Conte pra gente o que você achou das nossas dicas.

A Meu Mundo Viagens, é uma agência de viagens que possui pessoal treinado para proporcionar ao viajante muitas aventuras e alegrias. Faça as malas e deixe o resto com a gente!

Leia também: Albânia: um destino encantador!

Siga nosso Instagram: @meumundo_viagens

Compartilhar

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *