7 tendências de viagens corporativas que você precisa conhecer

Cada vez mais, empresas ao redor do mundo, se utilizam de viagens para efetivar novos negócios. Inúmeras possibilidades de melhorias e inovações, vão surgindo. Surgem novas soluções preocupadas em atender as demandas do mercado. Por essa questão, as tendências de viagens corporativas também vão mudando.

A tecnologia passa a trabalhar a favor dos clientes, as prioridades das empresas também mudam.

Essas tendências vão de encontro ao desejo das empresas, de conseguir soluções, cada vez melhores, para a realização e sucesso dessas viagens e seus negócios.

Preocupação com custos, simplificação de processos, necessidades do viajante, soluções tecnológicas, entre outros, são aspectos que devem ser levados em consideração.

E é por isso, que sua empresa deve estar antenada nas novas tendências de viagens corporativas.

Conheça agora as novas tendências de viagens corporativas que serão fundamentais para sua empresa em 2018.

  1. Bleisure

Quem nunca deu uma esticada em uma viagem de negócios e aproveitou um pouco mais para fazer coisas que gosta, descansando e unindo o útil ao agradável?

Já ouviu falar em bleisure? 

A expressão tem origem nas palavras em inglês: business e leisure, que significam negócios e lazer.

Então, a grosso modo, bleisure é viagem a negócios que é aproveitada para lazer.

Uma pesquisa feita pela BridgeStreet Global Hospitality, revelou que a grande maioria (83%) dos viajantes de negócios usa seu tempo em viagens de negócios para explorar a cidade que visitam, com quase metade dos entrevistados (46%) adicionando dias de viagem pessoal, para viagens de negócios.

Para alguns profissionais, a viagem de negócios se torna mais prazerosa, com a possibilidade de emendar os finais de semana para desfrutar de algum descanso, muitas vezes em companhia dos entes queridos ou um amigo. 

A empresa pode então, estabelecer as regras para os momentos de lazer, estipulando que o viajante arque com suas despesas extras e de seus acompanhantes.

Com um bom planejamento e uma política de viagens bem elaborada, o bleisure pode ser um método para gerar benefícios, como engajar funcionários e melhorar os resultados da equipe.

Com esta tendência, algumas agências de viagens e hotéis já trabalham com pacotes e descontos, para incentivar os viajantes a esticar suas viagens de trabalho.

E na sua empresa, esta prática funcionaria?

  1. Economia Compartilhada

A economia compartilhada chegou ao corporativo. É uma tendência de mercado onde, mesmo aqueles que preferem os modelos tradicionais, se permitem te acesso aos preços atraentes e possibilidades surgidas a partir do modelo compartilhado.

Apps que oferecem serviços acessíveis, convenientes e sustentáveis, trazem aos viajantes e empresas, opções criativas para diminuírem custos também nas viagens corporativas.

Uber, Lyft e Cabify saem mais em conta que serviços de táxis e oferecem muito conforto aos passageiros.

De uma forma geral, pode-se dizer que a economia compartilhada no turismo, tem tudo a ver com a era das redes sociais, smartphones e aplicativos e que enfim, toda essa tecnologia trabalha para facilitar a vida do homem moderno e dos interessados em economizar e participar de um mundo mais sustentável.

  1. Mobilidade

O dia a dia, está sendo influenciado cada vez mais por uma série de mudanças de hábitos.

Principalmente no mundo corporativo, as relações em rede, por exemplo, começam a criar novos padrões de organização nas empresas.

Por isso, os aparelhos de celular e smartphones se solidificam, como extensões da nossa mente e corpo, em casa e no trabalho.

Para o setor de viagens corporativas, isso quer dizer que é preciso apostar em soluções que tenham a mobilidade como principal atuante. Podemos listar algumas delas a seguir.

  • Agilidade nos processos, quando é preciso reservar um hotel ou comprar um bilhete, ao utilizar um aplicativo de viagens é possível fazer todo o procedimento direto do celular.
  • Aprovação rápida, onde o gestor pode aprovar a compra de onde quer que esteja. O aplicativo envia diretamente ao gestor, os pedidos dos colaboradores para que sejam aprovados ou não.
  • Controle de gastos, onde não é preciso mais, o colaborador fazer a prestação de contas, através de notas fiscais. Com o aplicativo, o viajante pode registrar com a máquina fotográfica do celular, todos os seus gastos e enviar para o gestor, gradualmente. O próprio aplicativo também registra os quilômetros rodados, se houver a utilização de carros na viagem.
  1. Seguro viagem

Os colaboradores de uma empresa, são seu maior patrimônio. Por que então não pensar em uma forma de se prevenir, antes que algum problema aconteça?

Pensando nisso, é muito importante fazer um seguro viagem. Na verdade, em alguns casos de viagens internacionais, o seguro é obrigatório ou o visto é negado.

Alguns riscos envolvidos em viagens como, doenças, acidentes de trânsito, infecções, problemas com o mau tempo, perda de bagagens e roubo, são exemplos de coisas desagradáveis que podem acontecer.

Prevenir com o seguro viagem, é a garantia para a empresa, de que o colaborador vai se sentir protegido e não ficar vulnerável longe de casa. 

Os planos são diversificados, podendo ser escolhidos em diversas categorias.

  1. Formas de pagamento especiais

Para facilitar a vida dos que viajam a negócios e também dos gestores, evitar burocracias e utilizar meios de pagamentos mais práticos, faz toda a diferença.

Um ótimo exemplo é o cartão pré-pago, que é carregado antes da viagem, com todo o dinheiro que é pretendido usar.

Isso evita que o gestor tenha que ficar verificando recibos após a viagem e fazendo reembolsos.

É uma forma muito prática de cobrir despesas como transporte e alimentação, por exemplo.

  1. Tecnologia, uma das tendências de viagens corporativas

Somos influenciados pelas mudanças tecnológicas em todas as áreas, isso não é diferente nas viagens corporativas. As novas tendências da tecnologia farão diferença na organização e cumprimento das viagens a negócios em 2018.

O blockchain (espécie de “livro contábil” que registra vários tipos de transações e seus registros ficam espalhados por vários computadores). No caso dos bitcoins, esse livro registra o envio e recebimento de valores.

O impacto que gera nos pagamentos, pode representar mais segurança e transparência nas viagens internacionais, o que pode incentivar as empresas a estenderem suas viagens ao exterior.

Os chatbots (robot que conversa com pessoas via chat) que estão revolucionando o atendimento ao cliente. Isso é o chamado inteligência artificial, que representa uma grande evolução na relação entre pessoas, marca e tecnologia.

Mark Zuckerberg, CEO da facebook, define o que significa dessa forma: “Você deveria enviar uma mensagem para uma empresa do mesmo jeito que envia para um amigo. Você deve ter uma resposta rápida e isso não deve exigir sua atenção total, como uma ligação telefônica exige. E você não deveria ter que instalar um novo aplicativo.”

Os chatbots chegam muito próximo de uma conversa real com uma pessoa e para quem organiza uma viagem a negócios, traz mudanças significativas. Companhias aéreas, por exemplo, já estão usando para melhorar o atendimento.

  1. Serviços sob demanda

Os pacotes de viagem incluem vários serviços, que muitas vezes o viajante corporativo não pretende usar. 

Alguns serviços como tours acompanhados de guias e serviços de quarto, muitas vezes não cabem em uma viagem a negócios, isso acaba se tornando um inconveniente, já que esses serviços não terão utilidade.

Então porque não pagar somente pelos serviços que serão utilizados?

Pensando nisso, muitas empresas passaram a disponibilizar os serviços sob demanda, assim, não é necessário pagar por aquilo que não se pretende usar, gerando uma economia de custos para a empresa.

Agora que você já conhece as novas tendências de viagens corporativas que estão fazendo sucesso, fica mais fácil entender como toda essa tecnologia pode fazer esse mercado avançar cada vez mais.

A Meu Mundo Viagens, pode ajudar a sua empresa a realizar todos os trâmites da sua viagem, a negócios ou a lazer. 

Compartilhe conosco a sua opinião, dúvida ou sugestão sobre esse assunto, nos espaços para comentários. Isso é muito importante para nós.

Leia também: Você sabia que a cobrança para marcação de assentos pode ser suspensa?  

Siga nosso Instagram: @meumundo_viagens

Compartilhar

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *