Dividir quartos nas viagens corporativas, pode ser uma boa estratégia para a redução de custos de uma empresa.
Porém, essa questão é um pouco polêmica, pois enquanto alguns funcionários enxergam a situação como algo positivo, que propõe a oportunidade de estreitar laços, outros não gostam de compartilhar a intimidade.
No entanto, essa é uma ótima estratégia que os gestores de viagens corporativas utilizam para reduzir os custos das viagens.
Sabemos que hospedagem é um dos fatores responsáveis por comprometer boa parte do orçamento destinado às viagens de negócios.
E dividir quartos nas viagens corporativas é uma alternativa para reduzir os custos, com a vantagem de não precisar diminuir a quantidade de funcionários participantes de reuniões, eventos e cursos, que acontecem no mesmo destino.
Pensando nisso, este post mostra as vantagens e desvantagens de dividir quartos nas viagens corporativas. Continue acompanhando!
Vantagens em dividir quartos nas viagens corporativas
Uma das maiores vantagens em dividir quartos, claro, é a redução significativa de custos anuais com hospedagens.
Além disso, compartilhar o mesmo ambiente de descanso com um colega de trabalho, pode estreitar a amizade para fora do ambiente de trabalho.
E isso, possui a vantagem de ser bom para o trabalho em equipe pois, trabalhar com quem possuímos amizade, torna o trabalho mais produtivo.
Dessa maneira, ambos conhecerão mais as suas funções e darão contribuições valiosas para suas carreiras.
Desvantagens em dividir quarto em viagens corporativas
Uma das maiores desvantagens é para o próprio funcionário, que procura uma certa privacidade. Muitos se sentem invadidos com uma presença estranha no mesmo quarto.
Por isso, dividir o quarto pode causar vários desconfortos por causa das diferenças na hora de dormir. Por exemplo: deixar a televisão ligada, fazer barulho, usar o mesmo banheiro, chamadas telefônicas na madrugada, hábitos noturnos, ronco, entre outros.
Outro motivo bem delicado é em relação às diferenças de orientação sexual e contextos de discriminação e assédio. Nessas situações, as empresas e gestores precisam ficar atentas e protegidas. Muitas vezes o compartilhamento de quartos pode gerar um grande descontentamento para os colaboradores. E isso, pode influenciar diretamente no sucesso do negócio.
No entanto, se a ideia é reduzir os custos fazendo com que funcionários que viajam se submetam a ficar no mesmo espaço, algumas dicas podem ajudar:
Criar uma política de viagens clara que aborde essa questão
A política de viagens é imprescindível para que questões como dividir quartos nas viagens corporativas fiquem claras. Por isso, a política precisa:
- Esclarecer com antecedência quem serão os companheiros de quarto;
- Ter sensibilidade com relação às questões de gênero para não causar constrangimentos;
- Todos os cargos precisam compartilhar quartos, inclusive chefia;
- Caso o funcionário não queira compartilhar o quarto, ele fica responsável pelo pagamento da diferença de valor;
- Levar em consideração necessidades médicas, gestantes e pessoas que fazem algum tipo de tratamento;
- Levar em consideração a motivação da equipe.
Compartilhar quartos em viagens corporativas é um método de economia para as empresas que precisam enviar seus colaboradores às viagens de negócios.
Porém, é sempre necessário analisar se isso é uma prática que trará vantagens ou desvantagens para a empresa e para os funcionários também. Uma agência especializada em viagens corporativas pode ajudar a sua empresa a reduzir custos, e além disso, existem outras vantagens, confira abaixo!
uma agência nas viagens corporativas tem o seguinte papel:
- Auxiliar nas reservas de passagens e hospedagens;
- Monitorar as viagens das empresas;
- Proporcionar suporte 24 horas, com equipe especializada;
- Elaborar relatórios para auxiliar a melhoria das políticas de viagens;
- Monitorar gastos;
- Fortalecer a imagem da empresa;
- Ajudar a cumprir o plano de negócios do cliente.
Para saber mais sobre o universo de viagens corporativas, siga a Meu Mundo Viagens nas Redes Sociais!
Leia também: 6 Dicas de como reduzir custos com hospedagem e manter a qualidade
Siga nosso Instagram: @meumundo_viagens