Employer branding são ações colocadas em prática por uma empresa para promover a atração e retenção de talentos.
Na verdade, são técnicas que intensificam os aspectos positivos que fortalecem a imagem de uma empresa, criando uma rede de defensores que amam trabalhar nela.
O employer branding acaba sendo uma necessidade nas empresas, porque ele é capaz de diminuir os custos com contratações de pessoal.
Devido ao alto índice de absenteísmo (soma do período em que o funcionário não comparece ao trabalho por falta e/ou atraso) e turnover (elevada rotatividade dentro da empresa), reter talentos será a estratégia perfeita.
Pensando nisso, é necessário criar um ambiente que favoreça o desenvolvimento profissional e que proporcione uma ótima reputação para a empresa.
Por isso, continue conosco neste artigo e saiba porque o Employer Branding é tão importante!
Por que o employer branding é importante?
Vamos tentar responder a uma pergunta. O que diferencia seu produto ou serviço de outras empresas concorrentes?
Muitas vezes, esses serviços ou produtos são tão parecidos que o diferencial somente poderá ocorrer em pontos como atendimento ou qualificação profissional.
Se não houver esse diferencial, se tornará difícil distinguir uma empresa de outra.
Por isso, se você pretende se sobressair de seus concorrentes, é importante preparar sua equipe para ajudar a ressaltar e propagar as qualidades da sua empresa.
Assim, poderá ocorrer um impacto positivo de como a empresa é vista pelos clientes, pelos profissionais da mesma área, além de parceiros e fornecedores. Desse modo, é criada uma rede de defensores da companhia.
Além disso, os colaboradores precisam ser apreciadores da marca e da empresa, pois serão os primeiros a disseminar a boa imagem para os clientes.
O employer branding também possibilita ganhos no que diz respeito à produtividade da empresa, afinal, estamos falando de um conjunto de ações que valoriza o bem-estar, o engajamento e a retenção de talentos.
Lembre-se: valorizar os profissionais, provocando um impacto positivo na motivação deles só proporciona benefícios. Pessoas motivadas são mais produtivas!
Profissionais motivados se orgulham da empresa para a qual trabalham e vão de encontro a ela. Sendo assim, aumentam seus esforços, correspondendo às expectativas da companhia.
É de total responsabilidade da empresa promover um ambiente produtivo que promova o bem-estar dos colaboradores, ocasionando um olhar positivo da própria equipe.
Além disso, outro aspecto relevante do employer branding é que deixa os profissionais conscientes em relação à posição que ocupam dentro da empresa.
Quando a reputação da organização melhora, acaba atraindo profissionais mais qualificados, portanto, ela será um bom lugar para trabalhar.
Assim todas as posições de trabalho serão bem disputadas e isso reforça a necessidade de crescimento e desenvolvimento constante.
Benefícios do employer branding para a empresa
Separamos 6 benefícios do employer branding para ajudar o gestor:
1 – Aumento da produtividade
Um dos mais importantes benefício do employer branding para a sua empresa é o aumento da produtividade dos colaboradores.
Eles passam a trabalhar mais satisfeitos e conscientes da própria importância dentro do contexto da empresa. Isso os motiva a darem constantemente o melhor de si.
2 – Redução nos custos de recrutamento de pessoal
Como o employer branding consegue mudar a imagem da empresa, tanto para os clientes quanto para os profissionais, ela passa a atrair talentos com mais facilidade.
Isso ajuda a reduzir o valor investido no recrutamento de pessoal, pois ocorre justamente o processo inverso: o profissional passa a buscar oportunidades de trabalho dentro própria empresa.
3 – Criação de uma rede de defensores da marca
Os colaboradores que lidam com o público alvo da empresa precisam estar prontos para defender a marca.
O employer branding trará um impacto nos colaboradores da sua empresa, que por sua vez, adotarão uma postura que defende os ideais que acreditam, ou seja, os mesmos da empresa.
4 – Diminuição do nível de absenteísmo
Como foi dito anteriormente, o absenteísmo que é a soma do período em que o funcionário não comparece ao trabalho por falta e/ou atraso, é um dos grandes problemas de uma empresa.
Ele afeta totalmente o clima organizacional.
Por isso, investir nas ações de employer branding ajudará a conscientizar a equipe, a se tornarem mais profissionais e comprometidos com o trabalho que desenvolvem.
5 – Queda no índice de turnover
Outro índice negativo que também é impactado pelo employer branding é o turnover.
Turnover, que é a elevada rotatividade dentro da empresa, é sem dúvida hoje, um dos maiores “vilões” de uma corporação.
A alta rotatividade de pessoal prejudica a empresa em diversos aspectos, pois afeta os custos financeiros e a imagem dela no mercado.
Profissionais mais motivados e conscientes do próprio trabalho desejam permanecer no quadro de funcionários e, portanto, permanecem na empresa por mais tempo.
6 – Melhora a reputação da empresa
Outro benefício do employer branding, que faz toda a diferença, é a melhora na reputação da empresa
diante dos clientes e do mercado de forma geral.
A marca fica mais humana quando é reconhecida como uma boa companhia para se trabalhar, pois passa a ser vista, como uma empresa que se preocupa com o bem-estar dos seus funcionários.
Como construir uma estratégia de employer branding
É necessário que sejam feitas várias ações para poder construir uma boa reputação da empresa.
Portanto, definir os valores que sustentam o negócio, é primordial.
A sua marca precisa ser sustentada pelos pilares estratégicos da cultura organizacional. Essa é a primeira estratégia do employer branding.
Portanto, estabeleça todos os valores que estarão por traz do reconhecimento da empresa no mercado.
Faça um bom planejamento e documente os passos a serem dados, os objetivos e os recursos disponíveis para as ações a serem tomadas.
Dicas:
- Invista em profissionais que fazem parte do quadro de funcionários;
- Aposte em benefícios complementares e melhore a qualidade de vida na empresa;
- Crie um ambiente favorável ao bem-estar de todos;
- Favoreça o compartilhamento de conhecimento;
- Facilite o modo como ocorre a comunicação interna;
- Convoque os gestores da empresa para explicar a importância do employer branding;
- Demonstre com clareza os passos a serem dados;
- Dê e peça feedbacks;
- Delegue tarefas e valorize os membros das equipes;
- Defina uma proposta de valor ao colaborador.
Lembre-se: uma proposta de valor, que torne sua empresa cobiçada no mercado de trabalho, ajuda na construção da boa reputação e reduz as chances de escassez de mão de obra.
Agora que você já sabe a importância de investir em employer branding e como fazer isso, o que você acha de saber mais sobre política de home office que pode ser uma boa prática motivacional?
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