Você sabe o que é No-show e como evitar nas viagens corporativas?

O No-show é uma das grandes preocupações dos gestores, quando o assunto é as viagens corporativas.

Não só o no-show, mas outros imprevistos podem acontecer quando falamos em viagens a negócios.

Por isso, saber lidar com esses imprevistos pode ser fundamental para o bom funcionamento do planejamento.

Assim, para lidar com essas eventualidades e poder reduzir os prejuízos, é necessário estar muito bem preparado.

Então, se por algum problema o colaborador escolhido para a viagem perder o voo, é necessário que a empresa esteja pronta para gerenciar o no-show nas viagens corporativas.

Primeiro, vamos entender o que é no-Show?    

Para estar preparado para esse tipo de imprevisto, continue nos acompanhando e veja as dicas que preparamos para você!

O que é No-show     

No contexto de reservas e agendamentos, “no-show” é um termo utilizado para descrever uma situação em que uma pessoa que fez uma reserva ou um compromisso não aparece na hora marcada e não avisa com antecedência sobre sua ausência.

Em outras palavras, é quando alguém não comparece a um compromisso ou não utiliza um serviço para o qual havia feito uma reserva, sem comunicar previamente a sua desistência.

O termo é comumente utilizado em setores como hotelaria, companhias aéreas, restaurantes e clínicas médicas.

Por exemplo, se você fizer uma reserva em um restaurante e não comparecer sem aviso prévio, isso seria considerado um “no-show”. Da mesma forma, se você reservar um voo e não embarcar sem cancelar a reserva, isso também seria considerado um “no-show”.

Os no-shows podem causar transtornos para as empresas, pois elas muitas vezes planejam sua capacidade e recursos com base nas reservas e agendamentos feitos. Quando ocorre um no-show, a empresa pode perder receita e pode haver desperdício de recursos, como um quarto de hotel vago, uma mesa de restaurante desocupada ou um assento vazio em um voo.

Para mitigar o impacto dos no-shows, algumas empresas adotam políticas de cancelamento ou exigem informações de pagamento antecipado, como cartões de crédito, que são cobrados em caso de no-show. Essas medidas visam incentivar os clientes a cancelarem com antecedência, caso não possam comparecer, ou a entrar em contato para reagendar seu compromisso.

Mas, para ficar claro, o no-show varia de acordo com a companhia aérea e com uma porcentagem calculada em cima do valor da passagem.

Dica: quanto menor o valor do bilhete, maior é a cobrança de no-show. Por isso, é normal que passagens aéreas mais caras não tenham essa multa.

Fique atento ao contrato   

Quando uma passagem é adquirida, o passageiro e a companhia aérea estipulam um contrato.

Neste contrato, estão todas as regras e tarifas para eventuais alterações. 

Por isso, é fundamental ficar atento na leitura do documento, pois passagens em promoção, possuem multas e taxas de remarcação maiores.

Além disso, é preciso que os gestores comecem a entender as regras tarifárias e o contrato da companhia aérea.

E nem sempre os gestores se atentam a isso, propiciando um grande problema na hora do planejamento das viagens a negócios.

Afinal, imprevistos podem acontecer, e sem a devida atenção no que se refere ao no-show, tanto o viajante, quanto a companhia, podem sair prejudicados.

Um dos prejuízos mais frequentes, é adquirir bilhetes não reembolsáveis, por exemplo.

Entenda: o problema acontece quando o passageiro deixa de embarcar e não comunica a companhia aérea com antecedência. Nesses casos, ele perde o direito ao reembolso.  

Como evitar o no-show em viagens corporativas  

Diante desses fatores simples, mas que por vezes, causam tanto desconforto e prejuízos, separamos algumas dicas para ajudar!

Se, por algum imprevisto, o viajante perder o voo, poderá evitar a taxa do no-show. Confira!

1 – Procure sempre remarcar o voo  

Se, o passageiro souber com antecedência, que não poderá embarcar naquela data e horário, ele deverá remarcar o voo ou cancelar a passagem e assim, pedir o reembolso.

2 – Em caso de imprevistos, avise os envolvidos na viagem   

No caso de perda de voo, é normal que o colaborador entre em desespero e não lembre de avisar os executivos que o esperam para a reunião na viagem de negócios.

Em primeiro lugar, ele deve manter a calma, e avisar sobre o ocorrido, construindo os argumentos necessários para a retratação.

Assim, poderá remanejar a data e horário, para que a empresa, sócios, parceiros, fornecedores e clientes, possam manter a boa relação, mesmo com o imprevisto.

Uma agência especializada em viagens corporativas, pode proporcionar todo apoio necessário nesses casos, podendo procurar alternativas de transporte.  

Assim, a possibilidade de reduzir os danos do atraso é bem maior.

3 – Atenção às perdas de conexões   

Caso o viajante perca o primeiro embarque em voos de conexão, o restante da passagem é cancelada.

Sendo assim, ele poderá sofrer com multas, além de não conseguir o reembolso do valor da passagem.

E fique atento: Essa regra também vale para os casos em que o passageiro pula a conexão intermediária.

4 – Conte com uma agência especializada  

Uma TMC ( Travel Management Company), empresa especializada em viagens corporativas, possui recursos suficientes para ajudar.

Dessa maneira, ela poderá comparar preços, avaliar a flexibilidade oferecida em cada tipo de tarifa e mostrar como funcionam as políticas tarifárias.

Portanto, nos casos de imprevistos, que impossibilitem que o viajante embarque ou faça o check-in no hotel, avise imediatamente o agente de viagens.

Assim, ele poderá tomar as medidas adequadas para que maiores prejuízos sejam evitados.

5 – Utilize Online Booking Tools   

Online Booking Tools é uma ferramenta que pode reduzir os custos das viagens corporativas.

Além disso, outras funcionalidades são facilitadoras do trabalho dos gestores e equipes que organizam as viagens corporativas.

As Online Booking Tools (OBTs), são ferramentas que se tornam aliadas muito úteis nas reservas para as viagens a negócios.

Dessa maneira, reúnem em um só lugar, tudo o que o colaborador em viagem necessita.

Assim, fica mais fácil visualizar os dados e o viajante consegue fazer bons comparativos de preços apresentados em diferentes serviços.

Nesse sentido, é possível analisar os valores de quartos de hotéis, conferir ofertas de voos e comparar condições de aluguel de carros, entre outros itens.

Porém, é preciso ter atenção e saber utilizar essas ferramentas.

Se o cliente faz uma reserva de hotel de forma online no OBT, ela é emitida mesmo antes da aprovação do pagamento. 

Assim, se a reserva não for aprovada e o cliente não fizer o cancelamento, o hotel permanece com a reserva ativa e a taxa de no-show é cobrada.

Além disso, alguns OBTs possuem robôs que monitoram as reservas, podendo derrubá-las em um prazo estipulado pelo cliente, no caso de não aprovação.

Porém,  isso nem sempre condiz com a regra tarifária do hotel ou da companhia aérea. 

Mas mesmo assim, esses robôs podem minimizar o risco do no-show na solicitação online.

Conclusão   

O no-show em viagens a negócios não pode se tornar uma rotina, pois isso, pode trazer grandes prejuízos para a empresa.

Além disso, pode significar que o gestor possui uma grande desorganização e isso é muito prejudicial tanto para ele, quanto para a companhia.

Por isso, contar com o apoio de uma equipe especializada, que pode ajudar nesses imprevistos, é essencial!

Uma empresa especializada poderá trazer grandes soluções para evitar esse tipo de transtorno nas viagens corporativas.

Assim, se você deseja melhorar os resultados das viagens da sua empresa, e pretende evitar esse tipo de transtorno, conte com o know how da Meu Mundo Viagens.

Entre em contato conosco e saiba como podemos te ajudar!

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