Planejamento estratégico da empresa: cumprindo os objetivos   

Sabemos que o mercado vive em constante mudança e, o planejamento estratégico, é um recurso essencial para sermos cada vez mais competitivos.

Assim, tomar decisões com base em estratégias adotadas e definidas com clareza, ajuda a melhorar as operações e enfrentar os desafios impostos pela atualidade.

Ter estratégia no planejamento aumenta consideravelmente os acertos e evita erros. 

Assim, a médio e longo prazo, torna sua empresa capaz de dar maiores saltos e ganhar mais espaço.

No mundo corporativo, o planejamento estratégico facilita a gestão da empresa, auxiliando na tomada de decisões.

Além disso, orienta os objetivos e estratégias que precisam ser desenvolvidas para que cada meta seja cumprida. 

Então, é preciso pensar em como usar os recursos disponíveis para produzir mais, tanto para um funcionário como à empresa como um todo. 

Neste sentido, os executivos da empresa precisam criar um plano estratégico onde serão expostos todos os objetivos da companhia.

No artigo de hoje, falaremos sobre alguns aspectos que precisam ser considerados na hora de pensar em planejamento estratégico

O que é um planejamento estratégico?  

O planejamento estratégico define o que esperar do futuro da companhia. 

E como todo plano, precisa ser detalhado para que as etapas sejam bem pensadas e executadas, sempre contando com os recursos disponíveis para atingir os objetivos.

Por isso, a relevância do planejamento será determinada pelo impacto que ela dará no empreendimento e no processo de tomada de decisões.

Entenda: o planejamento serve como um norte para estabelecer como será o procedimento frente aos desafios.  

Assim, o planejamento irá guiar todas as outras ações executadas pela empresa.

Além disso, ele oferece orientações globais para a gestão da empresa e direciona os outros setores existentes, como marketing, vendas, recursos humanos e outros.

O planejamento estratégico visa manter todas as ações alinhadas com os objetivos comuns.

Além disso, ele deve ser quantitativo e definir os números a atingir, deve ser descritivo e indicar a forma como desenvolver as ações necessárias.

Por fim, precisa indicar o tempo em que cada passo deve ser dado para que os objetivos globais sejam materializados.

No que deve estar baseado o planejamento estratégico?

O planejamento estratégico precisa estar baseado em três pontos principais:

1 – Objetivos 

Objetivos: Um objetivo é um fato que não depende diretamente do empreendimento, está formado por uma equação do tipo quantidade + tempo. 

Alguns exemplos:

  • Atingir um faturamento X nos próximos 12 meses;
  • Aumentar a rentabilidade em X% nos próximos 6 meses;
  • Aumentar X% a participação no mercado até dezembro do ano corrente.

2 – Políticas  

A política refere-se à conduta da empresa e serve para orientar suas ações durante o tempo.

Na verdade, tem a ver com o comportamento e funcionamento de algumas operações, como por exemplo:

  • Criar uma política de cobrança em 30 dias e pagamentos em 90 dias;
  • Incorporar critérios como a necessidade de experiência prévia de “no mínimo 2 anos” para contratar novos recursos humanos;
  • Definir uma política de participação nos lucros para os funcionários da empresa.

Existem alguns parâmetros sobre os quais é possível definir a postura da empresa. 

A política da contabilidade, do atendimento ao cliente, dos recursos humanos, imagem corporativa, divisão de dividendos, entre outras.

3 – Ações    

As ações dependem diretamente da empresa, e geralmente são executadas para que seja possível atingir os objetivos do planejamento, além de reforçar o respeito pelas políticas definidas.

As ações são realizáveis, veja nos exemplos:

  • Promover um evento sobre novos produtos;
  • Lançar uma campanha publicitária via TV Corporativa;
  • Criar o manual de conduta interna para melhorar a linha de montagem.

As ações podem ser agrupadas de forma que se possa identificar sua origem e sua finalidade. 

Assim, se torna possível, classificar e organizar sua execução, além de entender como poderá contribuir para um objetivo definido no planejamento estratégico, seja uma política da empresa ou uma ação mais pontual.

O objetivo a ser alcançado pela empresa  

É necessário sempre definir um objetivo no planejamento estratégico.

Esses objetivos devem ser vistos como um resultado determinado, atingido por um período.

Portanto, conseguimos enxergar que os objetivos têm um papel fundamental no planejamento estratégico.

Assim, quando sabemos o que é necessário se fazer e em quanto tempo, é hora de começar a executar as ações.

Os objetivos e o planejamento estratégico, precisam estar relacionados com as necessidades reais do negócio. 

Assim, devem ser definidos de forma realista e executável. Além disso, também definem os desafios a serem vencidos.

Podemos classificar os objetivos de três maneiras: de acordo com sua natureza, prazo e forma.

  • Natureza – qual aspecto é, geral ou pontual;
  • Forma – classificação em relação à quantidade ou qualidade;
  • Prazo – quanto tempo deve ser atingido. Curto prazo, médio ou longo.

O objetivo, nada mais é, do que o alvo a ser atingido.    

Por isso, é necessário que os objetivos sejam definidos claramente, assim as ações poderão ser identificadas em todos os níveis, ou seja, recursos humanos, investimentos essenciais, infraestrutura e outras necessidades.

Importante: o objetivo precisa ser: específico, medível, atingível, relevante e com tempo definido.  

Específico – é essencial definir os objetivos que relatem exatamente aquilo que se busca. Precisa ser específico, para que a equipe possa compreendê-lo e buscar as estratégias assertivas para atingi-lo.

Medível – pode ser medido quando definimos as variáveis que indicam se foram atingidos ou não.

Atingível – é preciso considerar o esforço, tempo, custo e outras variáveis para saber se os mesmos são viáveis. 

Relevante – esses objetivos são realmente relevantes para a sua companhia? A relevância é fundamental para não dedicar tempo e esforços a metas que não tenham impacto real na hora de evoluir. 

Tempo definido – sem prazo para cumpri-lo, este objetivo não tem sentido. Os prazos são importantes para que as equipes possam se planejar e orientar seus esforços adequadamente.

O estabelecimento de objetivos realistas  

Estabelecer objetivos é essencial para a empresa. Porém, precisam ser realistas.

Por isso, definir as metas adequadas nos ajuda, de forma realista, a atingir os objetivos com menos dificuldades. 

Neste sentido, é importante definir os pontos a cumprir sempre a partir de uma perspectiva positiva.

Assim, não será criada a falsa ilusão de incapacidade, principalmente na hora de tomar decisões importantes.

Por isso, é necessário refletir como os objetivos pessoais estão relacionados com os de outros departamentos.

Além disso, como estão relacionados com a empresa em si, de forma que os funcionários e colaboradores se sintam participantes e interpretem as metas gerais como próprias. 

Para reforçar a ideia, sua empresa poderá seguir algumas regras específicas:

  • Ser positivo;
  • Estabelecer prazos factíveis;
  • Pensar como se já tivesse alcançado a meta;
  • Ser específico;
  • Ter convicção.

Saiba que um objetivo é a somatória de várias metas e processos.

Por isso, somos capazes de atingir nossos objetivos quando materializamos um plano estratégico ajustado por etapas menores. 

O prazo também difere: é mais comum entender as metas como o sucesso em cada passo, normalmente em tempos menores do que o objetivo em si.

Como viabilizar os planos de ação? 

O plano de ação é um ótimo recurso para começar a executar o que foi definido no planejamento estratégico.

Assim, as tarefas necessárias serão executadas e nada ficará de fora, como por exemplo, criar atas de reunião ou definir os requerimentos de um projeto.

Os planos de ação, permitem que a empresa possa dar seguimento em todos os pontos e acompanhar todo o desenvolvimento da empresa como um todo.

Assim, é viável saber o que já foi solucionado e o que precisa ser sanado. 

Um bom formato de plano de ação, são as planilhas onde poderão ser incluídas todas as informações que têm relação com os objetivos, metas, etapas, prazos e outros. 

Então, o controle precisa ser feito de forma simples. Assim, não terá tantas burocracias com dificuldades extras, para que o plano seja funcional.

De uma forma geral, o plano deve incluir as seguintes informações:

  • Objetivos gerais;
  • Lista de atividades necessárias;
  • Prazos de execução de cada atividade;
  • Orçamento necessário;
  • Responsável por cada atividade;
  • Objetivos específicos de cada etapa, atividade ou ação;
  • Riscos potenciais.

O plano de ação pode funcionar como um mapa, onde visualizando, já temos a noção do todo. 

Portanto, se o mapa estiver bem feito, fica mais fácil começar a marcar (✓) Checker em cada atividade, etapa ou ação requerida.

Assim, fica mais fácil que aspectos sejam decididos ainda antes do início de cada atividade, o que proporciona um maior índice de resolução e ainda contribui para evitar embaraços.

Assim, na hora de buscar soluções a curto prazo, o plano de ação marca a diferença no processo.

Entenda: a criação de um planejamento estratégico ajuda a entender o que é importante considerar para melhorar suas operações.    

Portanto, planejar os objetivos contribui para uma melhor comunicação entre os funcionários, proporciona dados para ajustes e possibilita que os gestores e suas equipes possam concentrar esforços no que é realmente importante.

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