Turismo de negócios: o que você precisa saber sobre ele?

Turismo de negócios é um seguimento considerado, ainda recente, no ramo de atividade das viagens, na verdade a pessoa que viaja a trabalho, não é considerada turista.

No entanto, o turismo de negócios vem sendo expandido a cada dia, recebendo um olhar diferenciado dos pesquisadores do ramo.

Os turistas de negócios, apesar de estarem viajando a trabalho, acabam fazendo uso dos mesmos serviços daqueles que vão a passeio.

Além disso, podem usufruir dos mesmos atrativos de lazer nos seus momentos livres e de descontração, o que gera benefícios para o local de destino.

Sendo assim, o turista de negócios, possui os mesmos encantos para as empresas de hospedagem, ou seja, utilizam passagens, lazer, alimentação, entre outros.

Sabemos que as viagens de negócios são cada vez mais intensas, e isso faz com que o viajante corporativo movimente cada vez mais o turismo, por isso, entender a importância turismo de negócios, é fundamental.

2023 promete ser o ano da retomada integral do turismo de negócios e eventos no Brasil, uma vez que 2022 encerrou ficando a menos de 5% faturamento gerado pelo segmento em 2019, ou seja, antes da pandemia da COVID-19, que promoveu uma retração dos negócios dessa área turística. 

Alguns tipos de encontros de turismo de negócios são: missões empresariais, visitas técnicas, viagens corporativas, feiras, convenções, congressos, fóruns, seminários, palestras, works shops, entre outros.

Diante disso, é possível analisar um fato de grande importância: o turista de negócios apresenta maior gasto médio do que o turista de lazer.

Na verdade, o turista de negócios, retorna mais vezes e tem maior permanência no destino.

Qual a importância do turismo de negócios para a indústria?

Os eventos e atividades de negócios trabalham, na verdade, como ferramenta de marketing para o destino, pois os expõe significativamente na mídia.

Além disso, estimula o turista para que volte nos finais de semana para lazer e divulgando-o a outras pessoas.

E ainda, as atividades de outros segmentos turísticos são expostas com as visitas realizadas por esses turistas em seus horários livres, em períodos de eventos, e ainda em retornos futuros com familiares e amigos.

Quando um colaborador viaja a negócios, faz uso de vários recursos, equipamentos, locais e espaços específicos para eventos, por exemplo.

Por isso, além da necessidade de passagens aéreas, hospedagem, alimentação, aluguel de carros para deslocamentos, também utiliza salões para eventos, espaços para feiras, locais para treinamentos e reuniões.

Podem ainda precisar contratar fornecedores, equipamentos técnicos e profissionais da tecnologia para trabalhar nesses momentos.

É por isso que dizemos que o turismo de negócios contribui ativamente para engrandecer o turismo como um todo.

Além disso, o turismo de negócios ocorre em todas as épocas do ano, ou seja, nas épocas de baixa sazonalidade, onde turistas de lazer são menos frequentes, ele continua contribuindo para o turismo da mesma forma.

O turismo de negócios no Brasil

São Paulo, é considerada a cidade líder do turismo de negócios. 75% dos hóspedes nos hotéis da cidade, são viajantes a negócios.

Dados informam, que o setor hoteleiro emprega mais de 16 mil pessoas na capital paulista e de cada quatro empregos do setor, três são em virtude do movimento de turistas de negócios e eventos.

Outras cidades brasileiras têm evoluído bastante no setor, sendo o Rio de Janeiro em segundo lugar e Curitiba em terceiro lugar do ranking.

Seguidas por Porto Alegre, Belo horizonte, Campinas, Foz do Iguaçu, Salvador e Fortaleza.

Entre feiras, congressos, convenções, encontros, fóruns, exposições, corridas, festivais, salões e prêmios, são estimados por volta de 1900 eventos de negócios ao ano, no Brasil.

Isso significa uma grande contribuição para o turismo de negócios, uma vez que são estimados mais de 30 milhões de participantes, entre turistas e residentes.

O Ministério do Turismo aposta no segmento de eventos como uma grande oportunidade de negócios para o turismo no Brasil.

O turismo de negócios cresce nas empresas

Dentro das empresas, o turismo de negócios nunca esteve tão em alta! E a verdade é que ele só tende a crescer, cada vez mais.

Os eventos e viagens de negócios são uma realidade em todas as empresas e que, na maioria delas, há crescimentos entre um período e outro.

Portanto, é justo dizer que as empresas que utilizam viagens a negócios, causam grande impacto positivo no turismo de forma geral.

Dados confirmam que em 2017, os hóspedes que viajavam a negócios, somavam mais da metade dos clientes nos hotéis.

E as companhias aéreas, entre 2016 e 2017, tiveram um aumento de 13,4% nas vendas de passagens nacionais e 20,2% nas passagens internacionais.

O setor de viagens corporativas terminou o ano de 2022 com faturamento acumulado de R$ 93,6 bilhões, crescimento de 81,6% na comparação com 2021. Apesar do aumento, o indicador está 4,7% abaixo do ano pré-pandemia, em 2019.

Com esse crescimento, as formas como os colaboradores se deslocam, também muda. Uma tendência que vale ressaltar são os Bleisures, que abrangem negócios e lazer ao mesmo tempo.

Para alguns profissionais, a viagem de negócios se torna mais prazerosa, com a possibilidade de emendar os finais de semana para desfrutar de algum descanso e lazer.

Outra tendência que pode ter grande impacto positivo nas viagens corporativas, são os serviços personalizados.

Esses serviços são adaptados para cada perfil de viajante corporativo, de acordo com o tipo de negócio que é conduzido pela empresa em que trabalha.

O serviço personalizado proporciona uma experiência prazerosa para o colaborador, o que impacta diretamente na sua motivação e produtividade.

Conclusão

O turismo de negócios tem um impacto realmente positivo na indústria do turismo, proporcionando um crescimento cada vez maior e com grandes resultados, e ainda, promovendo um alto faturamento para

os setores de hospedagem, hotelaria, alimentação e transporte.

É essencial que as empresas invistam no seguimento e planejem as viagens corporativas com muita atenção.

Contratar uma agência especializada em viagens corporativas proporciona muitos benefícios, entre eles estão a alta produtividade dos funcionários e a redução de custos.

A Meu Mundo Viagens, é uma agência especializada em eventos e viagens corporativas e possui uma equipe altamente treinada para levar conforto e segurança para as viagens da sua empresa.

Gostou das nossas informações? Deixe seu comentário para que possamos melhorar cada vez mais nossos artigos!

Leia também: Por que o Employer Branding é importante para reter talentos?

Siga nosso Instagram: @meumundo_viagens

Compartilhar

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *